The following macros are not currently supported in the header:
  • style

Gerenciar exibições ad hoc

As exibições ad hoc são usadas para criar relatórios com tipos, por exemplo, Tabela, Gráfico e Tabela de referência cruzada. Se você tiver as permissões de criador de exibições ad hoc, poderá obter dados da origem para criar uma exibição ad hoc. Como criador de exibições ad hoc, você pode executar as seguintes tarefas:

  • Criar e editar uma exibição ad hoc
  • Personalize a aparência do relatório no visualizador de relatório.
  • Crie tabelas, tabelas de exibição cruzada e exibições de gráfico para os relatórios usando o Editor de Ad Hoc.
  • Adicione e resuma campos, defina grupos, adicione rótulo e título e formate dados para cada campo.

Pré-requisito

  • Você deve ter permissões para criar e editar exibições ad hoc.

Recomendação

  • Selecionar todos os campos de conjuntos de dados ao criar uma exibição ad hoc resulta no tempo limite da consulta. Para evitar o tempo limite da consulta, selecione apenas os campos necessários nos critérios de relatório.
  • Os conjuntos de dados predefinidos, como Projeto e Tarefa do projeto, estão disponíveis no domínio Cloud SM para criar modos de exibição ad hoc. Recomendamos não usar o domínio compartilhado para conjuntos de dados predefinidos.

Revise os seguintes conceitos antes de criar uma exibição Ad Hoc:

  • Um Tópico é uma exibição vazia, usada como um modelo para criar as exibições Ad Hoc. Os tópicos são criados para especificar uma origem de dados e uma lista de campos com os quais você pode criar relatórios no Editor Ad Hoc sem precisar definir os relacionamentos de dados. O tópico permite adicionar dados a exibir, sem escolher, pré-filtrar ou alterar os nomes de exibição dos dados. Um tópico é criado a partir de um domínio do servidor durante a criação de uma Exibição Ad Hoc.
  • Um Filtro limitará os dados retornados por um relatório com base na comparação de campos e valores. O filtro é adicionado como uma cláusula "WHERE" na consulta do relatório e limitará os dados processados no relatório.
    Por exemplo, durante a criação de uma exibição ad hoc, aplique o filtro de organização para retornar informações específicas a uma organização para o conjunto de dados de tickets.
  • Os filtros definidos são usados como controles de entrada quando um relatório é criado a partir da exibição ad hoc. O usuário pode fornecer valores que são usados em um filtro em tempo de execução. Em alguns casos, o filtro é parametrizado para aceitar diferentes valores de comparação do usuário final no tempo de execução. O parâmetro é associado a um controle de entrada de mesmo nome que permite ao usuário final passar valores para o relatório.

Siga estas etapas:

  1. Efetue logon no ServiceAide Cloud Service Management e vá para RELATÓRIOS, CENTRAL DE ATENDIMENTO, Relatórios avançados.
    A página Relatórios avançados abre com a lista de painéis, relatórios e exibições ad hoc disponíveis.

  2. Para criar uma exibição ad hoc:
    1. Clique em Ações, Criar exibição ad hoc. Uma nova janela é aberta para criar uma exibição ad hoc.
    2. Selecione a origem de dados a partir de Tópicos ou Domínios e clique em Escolher dados.
      Observação: selecione Cloud SM/Domínios/Cloud SM para exibições incorporadas. Selecione Compartilhado/Domínios/Cloud SM personalizado enquanto estiver usando os campos personalizados.
      A janela do Seletor de dados é aberta.

    3. No painel Origem, selecione os campos que você deseja adicionar à exibição. Adicione os campos selecionados ao painel Campos selecionados.
      Observação: novos campos são adicionados ao conjunto de dados de Tickets para extrair dados como tempo de vida do ticket e tempo pendente. Use esses campos para obter as informações consolidadas de dois ou mais campos nos relatórios conforme necessário. Os seguintes campos estão disponíveis em Origem, Tickets:

      Nome

      MediçõesDescrição

      Tempo de vida do ticket (em dias)

      Se o ticket estiver fechado: Data de fechamento - Data de criação

      Se o ticket estiver aberto: Data atual - Data de criação

      Usado para saber o tempo de vida do ticket, a partir do momento em que ele foi gerado.

      Por exemplo, se um ticket foi criado no dia 21 de outubro e fechado no 23 de outubro. O resultado é 2 dias.

      Primeiro tempo até o fechamento (em dias)Primeira data de fechamento - Data de criação

      Exibe o número total de dias necessários para fechar o ticket pela primeira vez a partir de sua data de criação.

      Por exemplo, se um ticket foi criado no dia 21 de outubro e fechado no 23 de outubro. O resultado é 3 dias.

      Último tempo até o fechamento (em dias)

      Data de fechamento mais recente - Data de criação

      Comumente usada no cenário em que o ticket é reaberto e fechado mais de uma vez. Exibe o número total de dias necessários a partir da data de criação do ticket até a última data de fechamento.

      Por exemplo, um ticket foi criado no dia 21 de outubro e fechado no 23 de outubro. Mas o ticket foi reaberto no dia 24 de outubro porque ele não tinha sido resolvido e foi fechado no dia 27 de outubro com a resolução adequada. O resultado é 7 dias.

      Primeiro tempo de resolução (em dias)Primeira data de resolução - Data de criação

      Exibe o número total de dias necessários para resolver o ticket pela primeira vez a partir de sua data de criação.

      Por exemplo, se um ticket foi resolvido no dia 21 de outubro e o relatório foi gerado no 23 de outubro. O resultado é 2 dias.

      Último tempo de resolução (em dias)

      Última data de resolução - Data de criação

      Comumente usada no cenário em que o ticket é reaberto e resolvido mais de uma vez. Exibe o número total de dias necessários a partir da data de criação do ticket até a última data de resolução.

      Por exemplo, um ticket foi criado no dia 21 de outubro e resolvido no 23 de outubro. Mas o ticket foi reaberto no dia 24 de outubro porque ele não tinha sido resolvido e foi resolvido no dia 27 de outubro com a resolução adequada. O resultado é 7 dias.

      Total de tempo (em dias) pendente--

      Fornece informações sobre o número total de dias que um ticket está no estado pendente.

      Por exemplo, um ticket é criado no dia 21 de outubro e o status é alterado para pendente no dia 22 de outubro. O ticket pendente depende de outro ticket, como incidente e movido para o estado resolvido no dia 27 de outubro, indicando que a resolução dependente resolveu esse ticket. O resultado é 6 dias.

    4. (Opcional) Clique em Pré-filtros para definir os filtros. É possível filtrar os dados que devem ser exibidos no relatório, definindo os pré-filtros. Selecione o campo e defina a condição de arquivador no painel Filtro. Por exemplo, para exibir as informações sobre um laptop com nome de marcador "234EF24", defina o filtro Etiqueta do ativo como 234EF24.

    5. (Opcional) Para definir os campos na ordem em que desejar, clique em Exibir. Reorganize os campos conforme necessário. Você também pode especificar um Rótulo de exibição para cada campo, se necessário.

    6. (Opcional) Para salvar a visualização e usar como modelo para criar exibições ad hoc, clique em Salvar como tópico. Digite o nome, a descrição e o local.
      Observação: não altere o local de salvamento padrão do tópico.

    7.  Selecione um dos seguintes tipos de exibição:
      Tabelas
      As tabelas consistem em colunas, linhas e grupos. As colunas em uma tabela correspondem às colunas na fonte de dados. Elas são incluídas adicionando campos ou medidas à tabela na exibição Ad Hoc. As linhas correspondem às linhas do banco de dados. As informações em cada linha dependem de quais colunas são incluídas na tabela. As linhas são agrupadas por valores idênticos em todos os campos com resumos intermediários para cada valor agrupado.
      Os campos com os valores numéricos são exibidos no painel de medidas. As medidas contêm valores numéricos resumidos dos campos que você adicionou.
      Por exemplo, uma exibição ad hoc com o tipo de exibição de tabela é exibida conforme mostrado na imagem a seguir:

      Gráficos
      Os gráficos resumem os dados graficamente e os gráficos incluem gráfico de barras, gráfico de linhas e gráfico de pizza. Exceto para séries temporais e gráficos de dispersão, cada tipo de gráfico compara valores resumidos para um grupo.
      Os campos com os valores numéricos são exibidos no painel de medidas. Você adiciona pelo menos uma medida para exibir um gráfico. As medidas contêm valores numéricos resumidos dos campos que você adicionou. Esses campos determinam o comprimento das barras, o tamanho de fatias de pizza, a localização dos pontos e a altura das áreas. Por exemplo, campos como ID do Ticket, Priority_Code, Job_ID e Asset_ID. É possível adicionar uma ou mais medidas ao gráfico como linhas ou colunas. Você não pode ter uma medida como uma coluna e outra como uma linha no mesmo gráfico.
      Tabelas de exibição cruzada
      As tabelas de exibição cruzada definem representações mais compactas que tabelas e mostram somente os valores computados. As colunas e as linhas especificam as dimensões para agrupamento e as células contêm as medições resumidas.
      Os rótulos de Medida são exibidos na tabela de referência cruzada com base em seu status como uma linha ou coluna. As medidas são organizadas nas células. Você pode adicionar qualquer número de medidas. Todas as medidas são exibidas em conjunto em cada célula. Para reorganizar as medidas, arraste-as para a área de rótulo de medida. Para executar ações, como Alterar cálculo de resumo e Criar um filtro, clique com o botão direito do mouse em uma medida na tabela de referência cruzada. É possível adicionar uma ou mais medidas ao gráfico como linhas ou colunas. Você não pode ter uma medida como uma coluna e outra como uma linha no mesmo gráfico.

    8. No tipo de exibição selecionada, no painel Campo, clique com o botão direito do mouse no campo e adicione-o à coluna, linha ou grupo conforme necessário.

    9. Aponte o cursor do mouse para ícone salvar e clique em Salvar exibição ad hoc. Você também pode criar um relatório ao salvar a exibição clicando em Salvar exibição ad hoc e Criar relatório.

      Observação: os relatórios criados são salvos somente nas pastas Compartilhado e Usuário. Se o relatório for salvo na pasta Usuário, o relatório fica acessível somente ao usuário que o criou. Se o relatório for salvo na pasta Compartilhado, o relatório estará disponível para todas as funções. Um administrador pode restringir o conteúdo da pasta compartilhada a funções específicas, por meio da atribuição da exibição a tais funções.

      Para disponibilizar os relatórios para outros usuários na pasta Compartilhado, certifique-se de que a exibição ad hoc em que os relatórios são criados também esteja na pasta Compartilhado.

    10. Digite as informações necessárias, como nome e descrição, e clique em Salvar.

      Observação: o nome da exibição ad hoc não deve exceder 94 caracteres e o caractere especial acento circunflexo (^) não é suportado.

      É exibida uma mensagem de êxito e a exibição ad hoc é criada. Agora, você pode criar relatórios a partir a exibição Ad Hoc salva.

  3. Para editar uma exibição ad hoc, selecione a exibição ad hoc, clique no ícone e selecione Editar a exibição ad hoc.
  4. Para excluir uma exibição ad hoc, selecione-a, clique no ícone e, em seguida, em Excluir exibição ad hoc.
     Observação: só é possível excluir as exibições ad hoc:
    • Criados por você
    • Disponíveis na pasta Compartilhado
    Se houver qualquer dependência com relatórios, não será possível excluir a exibição ad hoc e uma mensagem de erro será exibida. Remova a dependência para excluir tais exibições ad hoc.

© 2017 ServiceAide 1-650-206-8988 http://www.serviceaide.com info@serviceaide.com