O artigo descreve as etapas necessárias para configurar o Microsoft (MS) Teams como um canal de bate-papo para a Luma. Com a configuração concluída, os usuários poderão enviar e receber mensagens da Luma usando o Microsoft Teams.
Table of Contents |
---|
Configurações no MS Teams
Os aplicativos Studio no MS Teams permitem criar e distribuir aplicativos de linha de negócios criados especificamente para a sua organização. As etapas a seguir guiarão você pelo processo de criação de um aplicativo no portal do Microsoft Teams e pela configuração desse aplicativo para se conectar à sua instância da Luma.
Criar aplicativo
A primeira etapa é criar um aplicativo no MS Teams. O aplicativo será configurado como um bot para a sua organização e será conectado à sua instância da Luma. Para criar o aplicativo no MS Teams, proceda da seguinte maneira:
Efetue logon no MS Teams https://teams.microsoft.com/. Entre no cliente do Microsoft Teams com uma conta que tenha a função de administrador global ou administrador de serviços do Microsoft Teams ativada para publicar aplicativos para sua organização. Saiba mais sobre como usar as funções de administrador para gerenciar o Teams.
No painel de navegação à esquerda, clique no botão Mais. Procure e selecione o aplicativo Studio na lista.
Em App Studio, vá para o Editor de manifesto. Essa guia lista o bot disponível para sua organização por meio do MS Teams.
Clique em Criar um novo aplicativo para começar a criar o aplicativo para se conectar à Luma.Você será redirecionado para a página Detalhes do aplicativo. Adicione os detalhes obrigatórios abaixo para criar e configurar o aplicativo:
Em Detalhes → Detalhes do aplicativo, adicione Nome curto e Nome completo para seu aplicativo na seção Nome do aplicativo. O nome curto é usado para identificar o bot no MS Teams.
A próxima etapa é gerar a ID do aplicativo. Essa ID do aplicativo é usada para configurar o canal na Luma.
Role para baixo até a seção Identificação e clique em Gerar. A ID do aplicativo será gerada automaticamente pelo Teams.
Adicione nome e versão do pacote.
Na seção Descrições, adicione Descrição resumida e Descrição completa para seu aplicativo. As duas descrições devem ser detalhadas e diferentes.
Adicione detalhes do desenvolvedor na seção Informações de desenvolvedor. Insira o nome do desenvolvedor do bot e um URL de site válido.
Role até a seção de URLs do aplicativo e adicione URLs para sua Política de privacidade e os Termos de uso.
Agora, defina ícones para o bot.
Upload a full-color image in .png format (192x192) . Esse é o ícone do aplicativo que é exibido na parte superior do canal do bate-papo.
Upload another image with one transparent outline in .png format (32x32). Esse é o ícone do aplicativo exibido no painel de navegação esquerdo.
Os detalhes serão salvos automaticamente. O aplicativo foi criado com êxito.
Configurar o bot
Agora que o aplicativo foi criado, a próxima etapa é adicionar a ele recursos de bot. Siga estas etapas de modo a configurar o aplicativo para estabelecer conexão com sua instância da Luma.
Na seção Recursos, clique em Bots.
Clique em Configuração para configurar o bot e as permissões.A janela Configurar um bot é exibida na tela. Na guia Novo bot, adicione os seguintes detalhes:
Adicione nome. Esse é o nome do seu bot no MS Teams. É como os usuários identificam o bot no MS Teams após a conclusão de todas as etapas de configuração. O nome do bot não pode ser editado depois de criado.
Em Bot de mensagens, selecione “Meu bot oferece suporte ao upload e download de arquivos". Isso permite anexos de arquivo em seu bot.
Em Escopo, selecione Pessoal.
Clique em Criar bot.
O bot já está criado. O sistema gera automaticamente a ID do bot. Essa ID será usada na configuração do canal na Luma. Copie e salve a ID para uso em etapas posteriores.
A próxima etapa é gerar uma chave secreta para o MS Teams e a Luma se comunicarem. Clique em Gerar nova senha.
Copie e salve a senha para uso em etapas posteriores. Essa senha ou chave secreta será usada para a configuração do canal na Luma.Role para baixo até a seção Ponto de extremidade de mensagens. O endereço do ponto de extremidade do bot deve ser adicionado aqui e se refere à sua instância da Luma.
Siga estas etapas para obter o URL do ponto de extremidade:Agora, no navegador do MS Teams, cole o URL da mensagem copiado na etapa acima no campo de endereço do ponto de extremidade do bot da seção Bots.
Se a sua organização oferecer suporte a vários domínios, adicione todos os domínios válidos na guia Domínio e permissões. Essa etapa é opcional.
A próxima etapa é instalar o aplicativo. Depois de instalado, o aplicativo ficará disponível para que os usuários finais o adicionem ao respectivo perfil do Teams.
Na guia Testar e distribuir, clique em Instalar.
É exibida uma janela pop-up com os detalhes do bot. Clique em Adicionar para concluir a criação e a configuração do bot.
A configuração do bot agora está concluída. O aplicativo está disponível no painel de navegação à esquerda.
Configurações no portal do Azure
Depois que o seu aplicativo no MS Teams estiver pronto, a próxima etapa será atribuir permissões ao aplicativo para que ele se comunique com a Luma. Execute as etapas a seguir para atribuir as permissões necessárias.
Efetue logon no portal do Azure com credenciais de administrador.
https://portal.azure.com/Selecione Registros de aplicativo na lista Serviços do Azure.
Na lista Todos os aplicativos, procure o seu aplicativo. O aplicativo é identificado pelo nome do bot.
Clique em seu aplicativo para exibir os detalhes. Agora, você está na página de visão geral do aplicativo. A ID do aplicativo (cliente) aqui é a mesma ID do bot gerada pelo sistema em Configurar o bot → Etapa 3.
Agora, vá para Permissões de API e clique no botão Adicionar uma permissão para solicitar permissões para que seu aplicativo se comunique com a Luma.
Na tela Solicitar permissão de APIs, clique em Microsoft Graph.
Clique em Permissões do aplicativo e selecione as permissões abaixo:
Em Usuário, selecione User.Read.All
Em AccessReview, selecione AccessReview:Read.All
Em Diretório, selecione Directory.Read.All
Clique em Adicionar permissões para atualizar as permissões para o seu aplicativo. As permissões solicitadas agora serão exibidas na lista Permissão de API. Clique no botão Conceder consentimento de administração.
O sistema agora exibe uma mensagem para conceder consentimento para as permissões solicitadas. Clique em Sim para atualizar.
Assim que as permissões são adicionadas, a mensagem "Consentimento do administrador concedido com êxito para as permissões solicitadas." é exibida.
Todas as permissões necessárias foram atribuídas ao seu aplicativo.
Ativar o MS Teams na Luma
A última etapa na configuração é ativar o MS Teams na Luma. Execute as etapas abaixo para configurar o canal de bate-papo do MS Teams na Luma.
Efetue logon na interface de usuário do Criador de bot para sua instância da Luma com as credenciais de administrador. Vá para Bot → Configurações → guia Configuração do canal.
Clique no Microsoft Teams.
Na página Configurar canal, adicione os seguintes detalhes:
Adicione ID do aplicativo. Essa é a ID do bot gerada automaticamente pelo MS Teams em Configurar o bot → Etapa 3. Copie e cole a ID do bot no campo ID do aplicativo na interface do usuário da Luma.
Adicione a senha. Essa é a chave secreta ou a senha gerada automaticamente pelo MS Teams em Configurar o bot → Etapa 4. Copie e cole a senha no campo Senha na interface do usuário da Luma.
Em Reconciliação do usuário para autenticação de canal, selecione os campos para reconciliação do usuário em Nome do campo. Clique em Definir.
Essa etapa consiste em definir os campos a serem usados para autenticação automática do usuário por meio do canal. É possível selecionar vários campos, classificados na ordem de validação.
Alterne o botão Status para defini-lo como Ativo.
Clique em Salvar.
Agora, o canal está configurado.
O MS Teams agora está configurado para seu inquilino. O usuário final pode usar o aplicativo para se conectar e comunicar com a Luma.
Info |
---|
Por padrão, a autenticação automática está ativada para todos os canais configurados na Luma. A Luma poderá autenticar um usuário Luma existente automaticamente. Não é necessário registrar manualmente o usuário no canal. |