Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Version History

« Previous Version 2 Next »

Visão geral

Um conjunto de regras é um grupo de condições que é avaliado como verdadeiro ou falso para disparar diferentes comportamentos em uma habilidade. Os conjuntos de regras são usados como um ponto de decisão ou ramificação com base na entrada do usuário. Por exemplo, se uma habilidade estiver solicitando que o usuário selecione o aplicativo com o qual ele tem um problema e ele diz "Salesforce". A habilidade pode precisar direcionar o usuário para uma habilidade específica, criada para processar a solicitação da Salesforce. Os conjuntos de regras também são excelentes na definição de valores em segundo plano com base na entrada do usuário.

Este artigo fornece uma visão geral dos conjuntos de regras e de seus componentes principais. Para obter uma explicação detalhada do exemplo de um conjunto de regras, consulte Usando conjuntos de regras.

Adicionar um conjunto de regras ao fluxo da conversa

Os conjuntos de regras são disponibilizados em uma habilidade na seção Fluxo da conversa. Para adicionar um conjunto de regras à habilidade, selecione Conjunto de regras na lista suspensa Adicionar item de conversa, como mostrado na imagem a seguir.

O conjunto de regras será adicionado ao final da conversa. Após adição de qualquer item de conversa ao fluxo, você pode arrastar o item para posicioná-lo na ordem correta usando o ícone  .

Clique no item de conversa do conjunto de regras  para expandi-lo. Selecione Clique aqui para adicionar regra para adicionar uma regra. O conjunto de regras expandido contém três seções principais.

  1. Uma lista de regras – a área superior lista todas as regras contidas nesse conjunto de regras e o que será executado se a regra for avaliada como verdadeira.
  2. Os detalhes da regra – o meio da seção mostra os detalhes e as definições da regra selecionada no momento com as condições e o comportamento quando ela é avaliada como verdadeira.
  3. A regra de fallback -a seção inferior contém a regra de fallback. Esse é o comportamento a ser executado quando todas as regras do conjunto são avaliadas como falsa. 

Definir uma regra

A segunda seção em um conjunto de regras mostra os detalhes da regra.

Os componentes de uma regra são:

  • Critérios de avaliação: define a lógica a ser usada quando o sistema avalia suas condições. A correspondência com qualquer condição significa que, se alguma condição for verdadeira, a regra será verdadeira. Esse é um booleano OR. A correspondência com todas as condições significa que todas as condições devem ser verdadeiras para que a regra seja verdadeira. Esse é um booleano AND.
  • Condições: uma condição é um atributo com um valor e operador. O atributo pode ser um atributo global ou local. O operador é um dos 15 operadores normalmente usados, incluindo igual a, contém, começa com, está vazio, etc. Por exemplo, uma condição precisará ser avaliada se a resposta ao prompt do usuário for Canadá. A condição seria @{global.acmecorp_country} igual à Canadá. Onde acmecorp_country é o identificador do atributo. Observe que ao usar atributos definidos no Criador de habilidades, também conhecidos como atributos globais, o formato deve ser @{global.attribute_identifier}. Os atributos criados na habilidade, conhecidos como atributos locais, devem estar no formato @{local.attributename}. Para obter mais informações sobre atributos consulte Criar atributos globais.
  • Mensagem: a mensagem é exibida para o usuário quando a regra é avaliada como verdadeira. Esse campo pode ser deixado em branco, uma vez que talvez você não precise ou não queira informar o usuário que uma regra está sendo avaliada.
  • Definir e limpar atributos: aqui, você pode definir ou limpar os atributos globais ou locais com base na avaliação da regra como verdadeira. Isso é útil para definir valores em segundo plano com base na regra. Por exemplo, se o usuário respondeu que o problema está no email, você poderá definir @{global.acmecorp_issuecategory} para o Outlook e @{global.acmecorp_itgroup} para o Exchange. Esses atributos serão usados na criação do ticket no sistema ITSM com a categoria correta e o grupo de atribuição.
  • Executar: essa é a última configuração da regra e define se o usuário deve continuar com a mesma habilidade, sair imediatamente da habilidade ou ir para outra habilidade. Ir para outra habilidade é útil para ramificar de uma habilidade genérica para uma mais específica.

Definir e limpar atributos

Aqui, você pode definir ou limpar os atributos globais ou locais com base na avaliação da regra como verdadeira. Isso é útil para definir valores em segundo plano com base na regra. Por exemplo, se o usuário responder que o problema está no email, você poderá definir @{global.acmecorp_issuecategory} para o Outlook e @{global.acmecorp_itgroup} para o Exchange. Esses atributos são usados na criação do ticket no sistema ITSM com a categoria correta e o grupo de atribuição. Limpar atributos também é útil para redefinir valores como nulos antes de disparar uma nova habilidade ou continuar com a habilidade existente.

A lista suspensa Sequência da execução tem duas opções: Definir e limpar atributos ou Limpara e definir atributos. Sua seleção determina a ordem em que as etapas Definir e Limpar ocorrem. Talvez seja necessário limpar todos os atributos e, em seguida, definir novos valores para outros atributos. Tanto Definir quanto Limpar são ações opcionais e podem ser deixadas em branco se não forem necessárias.

Observação

Os atributos locais são definidos em uma habilidade e só existem para execução da habilidade em questão. Se uma regra passar de uma habilidade para outra, o atributo local não poderá ser acessado a partir dessa nova habilidade.

Definir o comportamento quando uma regra é avaliada como verdadeira

Quando as condições forem avaliadas e a regra for verdadeira, a mensagem, se houver uma, será exibida para o usuário e, em seguida, a etapa Executar será realizada. Existem três opções em Executar:

  1. Continuar – continua com a habilidade existente. Essa opção é útil quando uma regra é usada para definir ou limpar atributos com base na entrada do usuário e, em seguida, continuar com a habilidade.
  2. Skill - This is a decision point or branch. The user's input triggers going to another skill. This can be transitioning from a generic skill such as Password Reset to a more specific one Password Reset for Jira.

  3. Sair – interrompe imediatamente o fluxo da conversa e sai da habilidade. Essa opção é útil para avaliar a entrada do usuário e optar por encerrar a execução da habilidade.


Observação

Uma transação de conversa faturável só é considerada quando ocorre o processamento de uma habilidade. Se uma regra sair de uma habilidade, não haverá processamento. Se uma regra passar para outra habilidade, a habilidade anterior não chegará a ser processada.

Definir a regra de fallback

A seção inferior contém a regra de fallback. Esse é o comportamento a ser executado quando todas as regras do conjunto são avaliadas como falsa. Por exemplo, se uma habilidade de integração de funcionários tiver uma regra para solicitar o local da nova contratação, e há uma habilidade específica para o Canadá e uma habilidade específica para a Índia e todos os outros países podem continuar usando essa habilidade. Pode haver duas regras – uma para o Canadá, uma para a Índia; e a regra de fallback continuará com a habilidade atual para todos os outros países. Consulte a captura de tela a seguir como exemplo.

Adicionando regras extras

Depois de concluir uma regra, você pode adicionar outra regra selecionando Clique aqui para adicionar regra. Siga o mesmo processo para adicionar todas as regras necessárias. Ao concluir suas regras, crie a habilidade ou salve-a. Se a habilidade for nova, será necessário executar o processo Criar e publicar . No entanto, o conjunto de regras é atualizado por si só, não exigindo o processo Criar e publicar.

Para ver um exemplo de como criar atributos, habilidades e um conjunto de regras, consulte Usando conjuntos de regras.

Observação

Não há limite para o número de regras em um conjunto de regras. Lembre-se de que quanto mais regras forem adicionadas, maior será a complexidade e, provavelmente, maior será a necessidade de solução de problemas.

  • No labels