Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Version History

« Previous Version 2 Next »

Visão geral

Os atributos são usados para armazenar informações durante uma conversa entre o bot e o usuário. É possível definir o valor de um atributo a partir de uma entrada do usuário, uma chamada de serviços web (por meio de um aplicativo conectado) ou passado de outras habilidades. Isso permite a criação de conversas dinâmicas e a coleta de dados que são usados para processar a solicitação do usuário. Os atributos são compartilhados em um bot, o que permite que sejam criados e reutilizados entre as habilidades.

Observação

Este artigo aborda os atributos globais que estão disponíveis para todas as habilidades em um bot. Os atributos locais são abordados em Criar habilidadesIntegrações.

Para gerenciar atributos, no painel de navegação à esquerda, clique no menu Criador de habilidades e, em seguida, selecione a guia Atributos, como mostrado abaixo.

Criar atributos

Os atributos são definidos por três componentes principais. Detalhes, prompts e validação. Cada componente define como o atributo funciona em suas habilidades. 

O GIF a seguir mostra as etapas para criar um atributo de texto que armazena uma lista de aplicativos que um usuário pode selecionar em uma habilidade. Esse atributo oferece suporte à extração e à validação de NLP (Natural Language Processing - Processamento de Linguagem Natural), permitindo ao usuário digitar o valor em uma resposta ou em uma frase de usuário.


Para criar um atributo, clique em Criar atributo na guia Atributos da página Criador de habilidades. Em seguida, siga as etapas abaixo.

Quando um novo atributo é criado, o processo Criar e publicar deve ser executado. Enquanto o atributo não for publicado, ele não poderá ser usado em uma habilidade ou integração.

Definir detalhes do atributo

A seção Detalhes do atributo de um atributo inclui os seguintes campos principais:

  • Nome: especifique o nome do atributo que será exibido na interface do usuário do Criador de bot. Espaços são permitidos para dar suporte a um nome amigável.
  • Identificador: é a ID exclusiva que o sistema usa para se referir ao atributo. Esse valor é gerado automaticamente, mas pode ser editado antes da criação do atributo. 
  • Tipo de dado: selecione o tipo de dado para seu atributo. Isso determina os valores que podem ser armazenados no atributo e como eles serão usados nas habilidades. Por exemplo, um atributo de email permitirá que apenas texto no formato de um endereço de email name@empresa.com seja armazenado. Um atributo do tipo "Arquivo" permitirá que o usuário carregue um arquivo, como uma imagem, arquivo de texto, arquivo zip, arquivo do MS Office, PDF, etc. Os atributos de tipo de dado de texto oferecem suporte à extração de NLP. 
    Veja a seguir os tipos de dados disponíveis no Luma VA: Booleano, Email, Número, Texto, Hora, Número inteiro, Lista, Longo e Arquivo.

    • O atributo de anexo não permite arquivos executáveis como exe, dll, vbs, jsp, apk, ipa, sh, bat, com, jar, so, sl, msi, o, swf, class, js, cgi, scr, pif, cmd, vxd, cpl
    • Para o atributo do tipo "arquivo", não há suporte para a extração de NLP.
    • O atributo global do tipo "LISTA" não deve ser usado para coletar informações do usuário final durante a execução da habilidade, pois o usuário final pode fornecer apenas uma entrada em um prompt. O atributo do tipo "lista" pode ser usado para armazenar ou processar uma matriz de dados recebidos das chamadas de integração.

Extração de NLP

Se o tipo de dado selecionado for Texto, o campo Método de extração de NLP será exibido na página Detalhes do atributo. Com a extração de NLP, o atributo extrai o valor de uma frase de usuário quando a habilidade é disparada, além de usar a entrada do usuário como sinônimo e alinhá-la a um valor. Isso melhora a experiência do usuário, pois permite ignorar prompts e mover o usuário pela conversa da habilidade de maneira mais rápida e fácil. Por exemplo, se um usuário fosse dizer "Redefinir minha senha para SF". SF pode ser um sinônimo para o valor Salesforce no texto Nome do aplicativo do atributo. A habilidade ignora o prompt que pede ao usuário o nome do aplicativo e armazena "Salesforce" no atributo.

Existem duas opções para o Método de extração de NLP:

  • Valor: oferece suporte a valores de texto e sinônimos para corresponder a entrada do usuário com o valor. Um usuário pode inserir qualquer um dos sinônimos e ele será resolvido para o valor real. Isso proporciona ao usuário uma experiência simples e dá a ele a sensação de que o bot entende sua linguagem. 
  • Correspondência de padrões: oferece suporte a expressões regulares para garantir que a entrada corresponda ao padrão definido. Isso é útil para números de telefone, IDs de funcionário e outros valores que correspondem a um formato específico. Existem muitos recursos online para encontrar expressões comuns ou criar as suas próprias. Regex101Rexegg são dois recursos úteis.

   

Ao concluir os detalhes, clique em Avançar.

Criar prompts do usuário

Depois que os detalhes do atributo forem definidos, preencha a seção Prompt do usuário. Cada atributo pode ter um prompt exclusivo associado a ele. Isso torna mais fácil a criação de uma habilidade, pois um prompt pode ser criado uma vez e reutilizado em habilidades onde o atributo é usado.

A seção Prompt do usuário contém o seguinte:

  • Solicitação ao usuário: um atributo pode não ter prompt ou ter um prompt de usuário estático. Um atributo sem prompt pode ser usado para armazenar os valores que o sistema define. Enquanto um prompt de usuário estático define uma solicitação que o usuário verá e responderá.
  • Tipo de prompt do usuário: um prompt de usuário pode ter a forma de texto, respostas rápidas, cartão ou imagem. O tipo texto mostra uma pergunta aberta para o usuário. O tipo respostas rápidas mostra uma mensagem e botões que o usuário pode selecionar para responder ao prompt. O tipo cartão mostra uma mensagem para o usuário seguida de uma série de cartões com título, subtítulo e botão. A imagem mostra uma mensagem para o usuário com a imagem correspondente e a dica de ferramenta.
    • Texto: um prompt de texto contém uma mensagem. É o que será mostrado ao usuário. Várias mensagens podem ser adicionadas para que haja variedade no prompt, fazendo com que o sistema pareça mais natural. Uma mensagem é selecionada aleatoriamente toda vez que o prompt é disparado. A resposta exata do usuário para o prompt de texto é armazenada no atributo. Se um usuário inserir um sinônimo e o atributo usar extração de NLP, será usado o valor definido na seção de detalhes.


      Respostas rápidas: possuem uma única mensagem e várias opções mostradas como botões. O usuário seleciona um único botão. A carga do botão clicado é armazenada no atributo. As respostas rápidas facilitam a resposta às solicitações, pois os usuários não ficam confusos como com as perguntas abertas. As respostas rápidas também aprimoram a validação de dados.




      Cartão: cartões são úteis quando mais informações devem ser fornecidas ao usuário na tomada de decisões. Essa opção pode ser usada para escolher uma sala de conferências onde a localização ou o número de assentos é importante na decisão. Um prompt de cartão contém uma mensagem; e cada cartão um URL de imagem, título, subtítulo, botão e carga. O usuário seleciona um dos botões do cartão e a carga é o valor que será armazenado no atributo.


      Imagem:  semelhante aos cartões, a opção imagem é útil quando uma representação visual das opções disponíveis deve ser fornecida ao usuário. Essa opção mostra uma mensagem para o usuário final com as imagens e dicas de ferramentas relacionadas.  Quando o usuário final seleciona a imagem necessária, o texto na dica de ferramenta é atribuído ao atributo.



Ao executar uma habilidade, o usuário final pode ignorar os atributos de um prompt estático usando o comando Skip. Consulte Comandos do sistema em Definições do bot para obter mais informações sobre o comando Skip na Luma.

Validar a entrada do usuário

Observação

Atributos sem prompt não tem nenhuma validação, pois não há entrada de usuário para validar.

Validação é a última seção na criação de um atributo. A seção garante que a resposta do usuário para um prompt se alinhe ao formato necessário. Existem sete possíveis restrições de validação que estão disponíveis de acordo com o tipo de dado do atributo. Se a validação falhar, a mensagem de violação será exibida ao usuário e o prompt mostrado novamente. Várias restrições podem ser usadas para garantir que a entrada corresponda ao formato adequado. Se várias restrições falharem ao mesmo tempo, todas as mensagens de violação associadas serão mostradas. As mensagens de violação que destacam o problema específico com a entrada do usuário aprimoram consideravelmente a experiência do usuário. Por exemplo, se o tamanho mínimo de uma resposta não for atendido, não diga "Sua entrada não atendeu ao comprimento mínimo". Em vez disso, diga "Sua entrada deve ter 3 ou mais caracteres".

A tabela a seguir lista todas as restrições e os tipos de dados aos quais elas se aplicam.


Restrição


Descrição

Tipo de dado
BooleanoEmailNúmeroTextoHoraArquivoNúmero inteiroListaLongo
PadrãoUse uma expressão regular para garantir que a entrada do usuário siga um padrão exato. Por exemplo, número de telefone nos EUA, 212-555-4444.(error)(tick)(tick)(tick)(error)(error)(tick)(error)(tick)
Tamanho exatoO valor deve ser um número exato de caracteres. Por exemplo, uma ID de funcionário deve ter 6 caracteres.(error)(tick)(error)(tick)(error)(error)(error)(error)(error)
Tamanho mínimoO valor deve ter, ao menos, um determinado número de caracteres. Por exemplo, o código do escritório deve ter no mínimo 3 caracteres.(error)(tick)(error)(tick)(error)(error)(error)(error)(error)
Tamanho máximoO valor não deve ser superior ao número de caracteres definido. Usado com frequência em conjunto com tamanho mínimo. Por exemplo, o código do escritório não pode ter mais de 6 caracteres.(error)(tick)(error)(tick)(error)(error)(error)(error)(error)
Mínimo Em números, o valor deve ser ao menos igual ao número fornecido. Por exemplo, o número de participantes na reunião deve ser 2 ou maior.(error)(error)(tick)(error)(tick)(error)(tick)(error)(tick)
Máximo Em números, o valor não deve ser maior que o número fornecido. Usado com frequência em conjunto com valor mínimo. Por exemplo, o número de participantes na reunião não deve ser superior a 10.(error)(error)(tick)(error)(tick)(tick)(tick)(error)(tick)
ListaO valor fornecido deve estar na lista. Por exemplo, o aplicativo deve estar na lista aplicativos corporativos.(error)(tick)(tick)(tick)(error)(tick)(tick)(error)(tick)

Ao concluir a validação, clique em Criar para salvar o novo atributo. 

Gerenciar atributos

Depois de criar um atributo, você verá o atributo no modo somente leitura. Clique em Editar para modificar todas as seções do atributo em uma única página. Após a criação inicial, o identificador do atributo e o tipo de dado não podem ser alterados. Se você fizer edições em um atributo que já foi usado em uma habilidade, as alterações não serão aplicadas ao bot de produção até que o processo Build & Publish Skills tenha sido executado com êxito.

Os atributos não podem ser excluídos nem definidos como inativos. Se um atributo não for mais necessário, remova-o de todas as habilidades associadas e ele não será mais visto pelos usuários durante as conversas. 

Usar atributos em habilidades

Os atributos existem para ajudar a processar a solicitação de um usuário em uma habilidade.  Os atributos são associados a uma habilidade na seção Fluxo da conversa. Para saber mais, consulte Criar habilidades.


  • No labels