Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Version History

« Previous Version 5 Next »

Este artigo fornece detalhes sobre como criar habilidades e inclui os seguintes tópicos:

Visão geral

Qualquer solicitação a ser processada pelo assistente virtual/bot deve ser definida em uma entidade lógica chamada de habilidade, onde você define a intenção da solicitação do usuário, as informações necessárias para processar a solicitação do usuário e os detalhes de processamento que atendem à solicitação do usuário. Uma conversa é iniciada e concluída quando a solicitação/intenção do usuário é compreendida e processada pela agente virtual. Esses componentes reunidos dão fluidez à conversa entre o bot e o usuário e podem aprimorar a experiência de gerenciamento de serviços do usuário final. Este artigo fornece detalhes sobre como criar habilidades e aproveitar as várias opções configuráveis.

Criar nova habilidade 

A seção Detalhes da habilidade permite fornecer os detalhes de identificação da habilidade. Para criar uma nova habilidade, proceda da seguinte maneira:

  1. Na página Skill Builder, clique em Criar habilidade, como mostrado abaixo.
  2. A página Criar habilidade é exibida, conforme mostrado a seguir.


    1. Detalhes da habilidade
      1. Especifique o nome da habilidade. Mantenha esse nome amigável ao usuário, pois ele poderá estar na habilidade de boas-vindas ou em uma mensagem de validação para um usuário durante o bate-papo com o bot.
      2. O sistema automaticamente sugere um identificador de habilidade, que pode ser editado.
      3. Digite o URL da imagem que você deseja exibir. Podemos até ignorar esse campo, pois ele não é obrigatório.
      4. Especifique a descrição da habilidade. Use a terminologia amigável ao usuário, pois a descrição é usada como o subtítulo quando uma habilidade está na habilidade de boas-vindas.
      5. Especifique a categoria à qual a habilidade pertence. A categoria ajuda os administradores e os desenvolvedores a organizar as habilidades relacionadas para filtragem e localização de habilidades na interface do Criador de bot. Isso não afeta as permissões nem o acesso. É possível criar sua própria categoria, digitando o nome da categoria, ou você pode até mesmo selecionar uma categoria existente na lista suspensa.
      6. Se desejar, selecione Marcar como sub-habilidade. Marcar essa caixa de seleção significa que a habilidade não pode ser disparada diretamente por uma frase de usuário, em vez disso, ela só pode ser disparada por outra habilidade.
      7. O status é definido automaticamente como ativo e pode ser definido como inativo se você precisar tornar a habilidade inacessível, ou seja, se a habilidade não for necessária ou se tiver alterações pendentes. .
    2. Métricas de KPI
       As métricas de KPI indicam como essa habilidade adiciona valor à organização. Os parâmetros definidos aqui são usados pela Luma para calcular métricas de KPI apresentadas no Painel de KPIs. Defina Métricas de KPI  , como mostrado abaixo:
       

       
      1. Solicitações de suporte acionáveis:  especifique o número de minutos economizados com solicitações de suporte acionáveis ao executar a habilidade. Essa opção é selecionada por padrão para todas as habilidades novas e existentes de um tenant. O valor padrão é definido como  5 minutos.
      2. Resoluções automatizadas:  especifique o número de minutos economizados com as resoluções automatizadas ao executar a habilidade.
      3. Solicitações de suporte desviadas: solicitação de suporte desviada significa que, usando essa habilidade, a solicitação de usuário é processada diretamente evitando a solicitação de suporte. Se a habilidade desviar da solicitação de suporte, esse parâmetro precisará ser configurado. Especifique o número de minutos economizados ao executar a solicitação e desviar da solicitação de suporte.
  3. Clique em Avançar.

Informações

  • Ao menos uma métrica de KPI é necessária para salvar a habilidade com êxito.
  • Quando a habilidade for copiada, as métricas de cálculo de KPI também serão copiadas com a habilidade.
  • As métricas de KPI não se aplicam a sub-habilidades. Quando uma sub-habilidade é executada por meio da habilidade pai, as métricas de KPI da habilidade principal são consideradas para cálculo.

Adicionar frases de usuário

As frases de usuário são um conjunto de frases usadas para treinar o mecanismo NLP (Natural Language Processing – Processamento de Linguagem Natural) do bot. As frases de usuário normalmente são conhecidas como enunciados quando falamos em NLP. As frases ajudam o bot a vincular a habilidade às diferentes maneiras pelas quais um usuário solicita essa habilidade. É importante criar frases para determinar como os usuários técnicos e não técnicos solicitarão uma habilidade. Por exemplo, um usuário pode dizer "reservar sala de reuniões" ou "reservar sala de conferência". Ambas são maneiras diferentes e válidas de disparar a mesma habilidade. É recomendável conversar com diferentes usuários e perguntar como eles solicitariam a habilidade, para que você possa criar frases melhores e tornar o bot mais eficiente.

Um administrador e um desenvolvedor podem definir como a habilidade pode ser invocada por um usuário no canal, de modo que são permitidas várias maneiras de invocar a habilidade. Além das frases de usuário existentes, o usuário também pode chamar a habilidade usando o comando que irá ignorar o componente NLP para a identificação da habilidade. Como usuário avançado da habilidade, para os desenvolvedores, agentes de suporte e administradores, que lidam com o Skill Builder diariamente, digitar a frase inteira do usuário pode ser uma tarefa demorada. Além disso, cada frase de usuário passa pelo processo de tradução por meio do NLP, o que atrasa mias um pouco o processo de execução de uma habilidade. Para iniciar rapidamente a habilidade, o comando está disponível com as frases de usuário. Essa abordagem irá ignorar o NLP e executar diretamente a habilidade necessária e, consequentemente, economizará tempo e esforço.

O tipo de invocação inclui as seções a seguir. Uma habilidade pode ser invocada usando as frases de usuário e os comandos.

  • Frases de usuário – uma habilidade pode ser invocada por meio da abordagem tradicional usando frases de usuário.
  • Comando - uma habilidade também pode ser invocada usando os comandos, conforme mostrado na imagem abaixo.
    Quando você marca a caixa de seleção Comando, o identificador de habilidade é preenchido automaticamente como um comando na seção Comando.

    • O comando deve estar no formato //nome do comando.
    • O comando deve ter no mínimo 8 caracteres e não pode conter números nem caracteres especiais. Espaços são permitidos.
    • Se a habilidade estiver marcada como uma sub-habilidade, a seção Tipo de invocação será desativada.
    • Marque a caixa de seleção Exibir em habilidades sugeridas se desejar que essa habilidade seja listada como habilidade sugerida.



Para adicionar frases à sua habilidade, comece digitando na caixa de texto Inserir possíveis frases de usuário na seção Frases de usuário. Para adicionar sua frase à habilidade, pressione Enter/Return. Insira todas as diferentes maneiras que você acha que os usuários usarão para solicitar essa habilidade.

Observação

É obrigatório incluir pelo menos 2 frases de usuário. Habilidades bem treinadas devem ter 25 frases ou mais.

Exemplo:

Para a habilidade "Qual é a senha da rede WiFi para convidados", na seção Frases de usuário , insira cada expressão que um usuário da sua organização poderia digitar ao solicitar a senha da rede WiFi para convidados.  Poderíamos especificar as seguintes frases:

  • senha da rede de convidados
  • nome da rede wifi de convidados
  • acesso do visitante ao wifi
  • Senha de WiFi para convidados
  • Senha da rede de convidados
  • senha para convidados
  • Senha do WiFi
  • Senha WiFi


Observação

  • O mecanismo NLP não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas. Portanto, os caracteres maiúsculos/minúsculos não farão diferença nas frases.
  • Clique no ícone de exclusão para remover uma frase.

Atributos de marca para frases de usuário

Um desenvolvedor ou administrador pode marcar uma palavra em uma frase de usuário e vinculá-la a um atributo. Isso pode ser feito de duas maneiras

  1. Extração de NLP 
  2. Extração de entidade  

Extração de NLP  

Esse método será usado quando o tipo de dado for TEXTO. Aqui, o valor da frase de usuário é armazenado em um atributo e irá ignorar todos os prompts obrigatórios para esse valor. Isso oferece uma melhor experiência para o usuário e torna a conversa mais inteligente. O mecanismo NLP poderá extrair atributos do tipo Texto quando o método de extração de NLP estiver definido como Valor ou Padrão. 

Para melhor compreensão, consulte Criar atributos

Veja a seguir o exemplo de uma habilidade de Tickets próximos do SLA com várias instâncias de marcação de atributo. Com base nos atributos marcados na frase, o mecanismo NLP pode ignorar um ou mais prompts na habilidade.

  • Na seção Frases de usuário de uma habilidade, clique duas vezes em uma palavra ou destaque um grupo de palavras consecutivas em uma frase de usuário que queira marcar como um atributo.
    A lista de atributos do tipo texto com extração de NLP será exibida em um menu suspenso.
  • Ao selecionar o atributo necessário, as palavras aparecem como o Valor Marcado.
  • Se o atributo for definido como Valor no método Extração de NLP, você precisará selecionar o que o valor marcado deverá resolver e armazenar no atributo real.
  • Use a lista suspensa Valor resolvido para selecionar o valor.
    • Se o Valor Marcado da habilidade for um dos sinônimos disponíveis no atributo, os valores correspondentes aparecerão para seleção na lista suspensa Valores resolvidos.
    • Se o Valor Marcado da habilidade tiver apenas um sinônimo disponível no atributo, esse valor será exibido automaticamente como o Valor resolvido na habilidade. Por exemplo, se o Valor Marcado para o aplicativo de atributo tiver apenas um valor SAP, SAP será exibido automaticamente como o Valor resolvido na habilidade.
    • Se o Valor marcado não pertencer a nenhum dos valores resolvidos existentes – SAP, Oracle e Power BI, será necessário atualizar o valor e os valores de sinônimo do atributo, aplicativo.

Extração de entidade 

A extração de entidade ocorre para atributos com o tipo de dado EMAIL, NÚMERO ou TEMPO. A extração do valor é fornecido pelo usuário antes mesmo da solicitação do atributo. É necessário mencionar explicitamente a linha acima. Se o atributo for solicitado, o valor fornecido pelo usuário em um formato válido será considerado como o valor do atributo.

A extração de entidade ocorrerá quando o tipo de dado inserido for EMAIL, NÚMERO ou TEMPO. O valor da frase de usuário será atribuído automaticamente ao atributo antes e o bot vai ignorar todos os prompts obrigatórios para esse valor.

Os valores são atribuídos ao atributo na sequência definida no fluxo de conversa. 

Por exemplo:

 Se o usuário digitar dois números de telefone, o primeiro valor será atribuído ao primeiro atributo e ao segundo valor ao segundo atributo ignorando os prompts obrigatórios 

Se o usuário digitar um número de telefone e um endereço de email, os valores serão atribuídos aos atributos correspondentes ignorando os prompts obrigatórios

O usuário também pode inserir vários valores de EMAIL, NÚMERO e TEMPO. Para os três tipos de dados, os valores da frase do usuário serão atribuídos automaticamente aos seus atributos correspondentes e irão ignorar quaisquer prompts obrigatórios.

Informações

Formatos padrão para data e hora

Data e hora podem ser especificadas como hoje, segunda-feira, 18 de fevereiro, 1º de março, semana passada, quinze para o meio-dia, 11:45, três meses atrás, próximas 3 semanas, dia de Ação de Graças, Dia das Mães, das 9:30 às 11:00 na quinta-feira, o dia anterior ao dia do trabalho de 2020, etc.

Melhor prática de treinamento para extração de NLP

O bot deve ser alimentado com mais exemplos para atender às solicitações do usuário de modo mais eficiente

Criar o fluxo da conversa

A seção Fluxo da conversa permite criar a conversa entre o usuário e o bot. Para criar um fluxo de conversa, proceda da seguinte maneira:



Na seção Fluxo da conversa, selecione o Item de conversa necessário na lista suspensa. A lista suspensa Item de conversa inclui Atributo, Conjunto de regras de integração e Mensagem informativa.

  • Os atributos são usados para armazenar informações durante uma conversa entre o bot e o usuário. É possível definir o valor de um atributo a partir de uma entrada do usuário, uma chamada de serviços web (por meio de um aplicativo conectado) ou passado de outras habilidades. Isso permite a criação de conversas dinâmicas e a coleta de dados usados para processar a solicitação do usuário. Por exemplo, se o usuário interagir com o bot pedindo para aumentar a memória do desktop, a habilidade pode perguntar por meio de um atributo quanto de memória é necessário. Para obter mais informações sobre atributos, consulte  Criar atributos globais.
  • A integração estabelece conexão com sistemas externos para executar ações de modo a processar a solicitação do usuário. Por exemplo, se o usuário interagir com o bot solicitando a criação de um ticket no ServiceNow, uma ação de integração ao ServiceNow será realizada para executar a habilidade. Para obter mais informações sobre integração, consulte Integrações.
  • O conjunto de regras é o processo de ramificação de uma habilidade para outra. Isso costuma ser útil quando um usuário faz uma solicitação genérica e, pelo fluxo da conversa, você deseja direcioná-lo a uma solicitação mais específica (habilidade). Por exemplo, um usuário solicita à Luma um novo computador. Por meio de um prompt, você identifica que o usuário quer um laptop novo; assim, é possível direcioná-lo a uma habilidade de pedido de laptop. Da mesma forma, é possível ramificar para várias habilidades e associar atributos de acordo com o requisito. Para obter mais informações sobre o conjunto de regras, consulte Visão geral do conjunto de regras.
  • A mensagem informativa é usada para enviar ao usuário uma mensagem que não requer resposta. Isso é útil para permitir que o usuário saiba que o bot está executando uma tarefa (por exemplo: Redefinindo sua senha agora. Isso pode levar um minuto ou comunicando um processamento (por exemplo: Criei o ticket 100-1234 para o problema da impressora da rede).
  • Definir atributo é usado para transformar e armazenar informações recebidas de um usuário ou de uma chamada de integração. Isso permite que os desenvolvedores de habilidades convertam o valor e o usem na integração para executar uma tarefa, ou em um conjunto de regras para ramificar para outra habilidade, ou em uma mensagem informativa para fornecer informações do usuário. Por exemplo, extrair detalhes do usuário, como nome, sobrenome, nome da organização de um endereço de email recebido como entrada do usuário.  
  • Integração de automação é usada para adicionar um serviço de fluxo de trabalho de automação publicado às habilidades. Os fluxos de trabalho de automação permitem que os administradores ou desenvolvedores de habilidades automatizem tarefas em serviços, servidores, aplicativos e hardware remotos. Esses fluxos de trabalho podem ser adicionados como itens de conversa e disparados para que a habilidade seja executada. Por exemplo, podemos ativar uma conta do AD usando fluxos de trabalho de automação que serão disparados quando uma habilidade relacionada a ela for executada pelo usuário final. Para obter mais informações, consulte Automação da Luma
  • Sugerir habilidades é usada para exibir a lista de habilidades a serem sugeridas ao usuário final no final da execução da habilidade, de modo que o usuário seja guiado para habilidades relevantes após a conclusão da habilidade atual.

É possível adicionar vários itens de conversa a uma única habilidade clicando em Adicionar item de conversa. Após adição de qualquer item de conversa ao fluxo, você pode arrastar o item para posicioná-lo na ordem correta usando o ícone  .

Atributos

Se você selecionar o item de conversa do atributo, selecione o atributo necessário na lista suspensa. Também é possível inserir o primeiro caractere do nome do atributo para rolar na lista até essa letra. Todos os atributos devem ser definidos na guia Atributos antes da criação ou edição da conversa. Caso o atributo necessário não esteja disponível na lista, clique em Criar atributo para adicionar um novo atributo global e usá-lo em sua habilidadePara obter mais detalhes, consulte o artigo Criar atributos globais .

Todos os detalhes no atributo serão usados no fluxo da conversa, incluindo o prompt e a validação. 

Todos os atributos adicionados ao fluxo da conversa são marcados como obrigatórios por padrão. Nesse caso, um valor padrão é obrigatório. Se o tipo de prompt de atributo for Estático, você poderá cancelar a seleção do campo Obrigatório. 

Ao executar uma habilidade, o usuário final pode ignorar os atributos de prompt estático usando o comando Skip. ConsulteComandos do sistema emDefinições do bot para obter mais informações sobre o comando Skip na Luma.

Substituição de atributo

Ao criar a habilidade, a Luma permite substituir o atributo selecionado. Isso significa que é possível modificar alguns detalhes do atributo e continuar usando o mesmo, em vez de criar outro atributo. Ao substituir um atributo, as alterações feitas são locais na habilidade e não têm nenhum impacto sobre o atributo original.  Os seguintes detalhes do atributo podem ser substituídos no nível de habilidade:

  • Tipo de prompt: nenhum prompt, prompt de usuário estático
  • Formato do prompt de usuário: texto, respostas rápidas, cartões, imagem
  • Validações



Para substituir um atributo, siga estas etapas:

  1. Na guia Fluxo da conversa, selecione Atributo na lista de seleção Adicionar item de conversa. Como alternativa, você também pode clicar em +Adicionar item de conversa e selecionar Atributo
  2. Selecione o atributo necessário na lista de seleção Selecionar atributo.
  3. Clique no nome do atributo para abrir a janela Exibir/substituir atributo.
  4. Clique no botão Substituir
  5. Atualize os campos necessários.
  6. Clique em Concluído para salvar as alterações.

Para reverter alterações substituídas do atributo, siga estas etapas:

  1. Clique no nome do atributo selecionado para abrir a janela Exibir/substituir atributo.
  2. Clique no botão Substituir
  3. Clique no botão Redefinir para padrão. Todos os campos são redefinidos para os valores do atributo original.
  4. Clique em Concluído para salvar as alterações.

  • Nome do atributo, Identificador, Tipo de dado e Método de extração de NLP não podem ser modificados. 
  • Os valores substituídos ou atualizações são salvos somente uma vez quando a habilidade é salva.
  • O processo Criar e publicar deve ser executado para que as alterações entrem em vigor e as atualizações sejam disponibilizadas para os usuários finais.
  • A reversão para os valores de atributo originais não é reversível. Isso significa que as alterações feitas serão perdidas.

Integrações

Uma integração é usada no fluxo da conversa para chamar um aplicativo externo a fim de disparar o processamento ou recuperar informações da habilidade. Depois que uma integração for adicionada ao fluxo da conversa, siga as etapas abaixo.

  1. Selecione o nome do aplicativo na lista suspensa. Este é um aplicativo conectado, ou sistema externo, que você criou anteriormente na seção Integrações da interface do Criador de bot. Para obter mais informações sobre a criação 

    Observação

    Certifique-se de que o aplicativo conectado (serviço web) e as operações relacionadas sejam criados primeiro, de forma que os valores sejam exibidos na lista suspensa.

  2. Selecione a instância do aplicativo na lista suspensa. A instância é o ambiente em que você deseja processar essa solicitação. Por exemplo, você pode ter uma instância de teste ou uma instância de produção.
  3. Selecione a operação na lista suspensa. A operação é a chamada de serviço web ou o método para o aplicativo conectado que você deseja usar. Você pode optar por substituir os detalhes da operação clicando no hiperlink no nome da operação e clicando no botão substituir na página de operação.  Ao fazer a substituição, você pode definir valores na operação somente para essa habilidade específica.
  4. O sistema exibe o tipo de integração correspondente com base na configuração da operação do serviço web.

Regra definida

Adicione um conjunto de regras a um fluxo de conversa quando a habilidade precisar avaliar a resposta de um usuário e continuar a habilidade ou ramificar para uma habilidade diferente. Para obter mais informações sobre como especificar os detalhes da regra, consulte Visão geral do conjunto de regras.

Integração de automação

Adicione uma integração de automação ao fluxo da conversa quando a habilidade precisar executar um dos serviços de fluxo de trabalho automatizado. Para obter mais informações sobre como automatizar o serviço e dispará-lo por meio de uma habilidade, consulte Automação da Luma.

Definir atributo

Definir atributos ajuda a criar atributos locais, definir os atributos existentes com os valores recebidos das chamadas de integração e transformar os dados usando as funções definidas pelo sistema da Luma VA. A opção Definir atributos está disponível em duas seções, 1. Design de habilidade 2. Mapeamento de entrada da operação. Existem duas maneiras de usar Definir atributos:  

  • Definir atributo: a opção Definir atributo permite que o desenvolvedor/administrador de habilidades atribua valor em uma expressão Xpath ou JSON a um atributo de usuário Global, Local ou Personalizado.

    Para definir o mapeamento de entrada, siga as etapas abaixo: 
    1. Selecione Definir atributo em Item de conversa.
    2. Em Adicionar atributo, selecione Definir atributo.
    3. Para definir um atributo, adicione os detalhes abaixo.
      1. Tipo de expressão e Expressão: representam o tipo (valor ou JSON) e o caminho do local do valor a ser atribuído ao atributo.
        1. Use Tipo de expressão → Valor quando um valor direto deve ser atribuído ao atributo, por exemplo, @{response.body}, @{response.code}.
        2. Use  Tipo de expressão  → JSONPath quando um valor da resposta JSON recebida tiver que ser atribuído ao atributo, isto é, quando   Expressão  apontar para um caminho JSON, por exemplo, $.data.TicketIdentifier, $.data.items[*].Priority.
        3. Use Tipo de expressão  → JSONPath indireto quando um valor de um atributo do tipo JSON tiver que ser atribuído ao atributo, por exemplo, quando  Expressão  apontar para um atributo que mantém um caminho JSON, como @{local.items}→$.[*].TicketIdentifier
        4. Use Tipo de expressão → Xpath quando um valor de expressão XPath deve ser atribuído ao atributo, ou seja, Expressão aponta para um caminho, por exemplo, //AddResponse/Description
      2. Escopo: representa o escopo do atributo a ser usado para manter os valores
        1. Use Global para atribuir valor a um atributo global a ser usado na habilidade.   Embora os atributos sejam disponibilizados para uso de outras habilidades, o valor fica retido durante a execução da habilidade atual.
        2. Use Local para criar e definir o valor para um atributo local. Esses atributos são válidos e estão disponíveis somente durante a execução da habilidade. O valor da variável local é retido entre os prompts e é usado para passar dados entre várias integrações, mensagens de usuário ou regras. Se usado após uma resposta do bot, o valor no atributo Local será perdido.
        3. Use  Personalizado do usuário  para atribuir valor a um atributo personalizado do usuário. Os valores do atributo personalizado do usuário são retidos nas habilidades, a menos que sejam substituídos.
      3. Atributo: nome do atributo
      4. Tipo de dado: representa o tipo de dado do atributo
  • Transformar: as funções de transformação são usadas para transformar os valores e atribuir o valor transformado/formatado/personalizado a um atributo de usuário Global, Local ou Personalizado. A Agente virtual Luma fornece uma variedade de funções de transformação para permitir que os desenvolvedores de habilidades convertam os dados conforme necessário, como dividir, cortar, subsequência de caracteres, substituir, data e hora personalizadas e muito mais.

    Para usar a função de transformação, use Transformar e adicione detalhes. Para obter mais informações sobre como usar as funções de transformação, consulte Usando funções de transformação.

Sugerir habilidades

Usando Sugerir habilidades, você pode configurar uma lista exclusiva de habilidades que devem ser recomendadas ao usuário final assim que a habilidade é executada. Isso garante que o usuário seja guiado para as habilidades relevantes após a execução da habilidade atual. O formato de exibição pode ser Cartões ou Respostas rápidas.

Para definir Sugerir habilidades:

  1. Selecione Sugerir habilidades no Item de conversa.
  2. Digite a mensagem que você deseja que o usuário visualize.
  3. Em Selecionar habilidade, digite o nome da habilidade que você deseja exibir como uma habilidade sugerida
  4. Em seguida, escolha o formato de exibição desejado, que é Cartões ou Respostas rápidas
  5. No mínimo, uma habilidade deve ser selecionada e não há limitação quanto ao número máximo de habilidades a serem adicionadas.

Observação :

A etapa Sugerir habilidades deve ser sempre a última etapa da conversa.

Mensagem informativa

Uma mensagem informativa é usada para comunicar uma atualização ao usuário. Normalmente, a mensagem informativa é usada para informar as atualizações durante a conversa e registrar a chamada de integração. Talvez você tenha que informar o usuário sobre o resultado da chamada de integração. A mensagem pode estar no formato de texto, respostas rápidas, cartão ou imagem. 

  1. Caso opte por texto, forneça a mensagem na caixa de texto e pressione Enter. É possível especificar várias mensagens de texto, no entanto, apenas uma mensagem de texto aleatória é exibida ao usuário.
  2. Caso opte por respostas rápidas, os seguintes formatos suportados são exibidos:

    • Texto
    • URL

      Forneça a mensagem na caixa de texto e os rótulos de botão, como mostrado a seguir. O sistema usa automaticamente o rótulo de botão como a carga. É possível modificar a carga de acordo com as suas necessidades, que é usada para passar quaisquer valores de integração a outros sistemas. Por exemplo, se desejar exibir os tickets pela prioridade (alta, média e baixa), mencione esses valores como rótulos de botão, conforme mostrado a seguir. Se a prioridade for indicada como 1 para alta, 2 para média e 3 para baixa no sistema correspondente, você poderá especificar 1, 2 e 3 em relação aos botões correspondentes como a carga.

  3. Caso opte por cartão, forneça a mensagem de prompt na caixa de texto. Digite o Título do cartão, Subtítulo do cartão e detalhes do Botão. O sistema usa automaticamente o rótulo de botão como a carga. É possível modificar a carga de acordo com as suas necessidades, que é usada para passar quaisquer valores de integração a outros sistemas. Por exemplo, você pode querer exibir a lista de tickets pendentes e executar uma ação para aprovar, rejeitar ou solicitar informações adicionais do usuário. É possível fornecer os rótulos de botão como Aprovar, Rejeitar e Necessidade de informações. Da mesma forma, as informações de carga correspondentes podem ser especificadas como mostrado a seguir. 
  4. Caso opte por imagem, forneça a mensagem de prompt na caixa de texto. Digite o URL da imagem e os detalhes da Dica de ferramenta . Por exemplo, você pode querer exibir o mapa do local que deseja visitar. Você pode fornecer o URL da imagem correspondente.
  5. A mensagem informativa pode ser usada como a última etapa na conversa.
    1. Exiba o resultado da chamada de integração. 
    2. Sugira a lista de habilidades a serem sugeridas ao usuário como pós-processamento da habilidade.

Formatando mensagens

Você também pode formatar as mensagens do bot usando Pesquisas inteligentes. Digite @ para ativar as pesquisas inteligentes e selecione a categoria de formato na lista suspensa.  Isso padroniza o formato de texto em todos os canais configurados, como MS Teams, Slack, Whatsapp, Business Hangouts, widget da web.  

Para formatar seu texto:

  1. Tipo '@' 
  2. Selecione Formatar (formato) na lista. Você pode adicionar uma quebra de linha ou adicionar estilos em negrito e itálico ao texto necessário
  3. Selecione o formato necessário.
    1. Para os formatos Negrito e Itálico, comece selecionando Iniciar caractere para as marcas Negrito/Itálico.
    2. Adicione as marcas de término ao final do texto a ser formatado.

Dica

Você pode se referir a atributos Global, Local ou Personalizado do usuário para criar sua habilidade. Siga a sintaxe abaixo para se referir aos valores nos atributos:

  • Atributo global: @{global.}
  • Atributo local: @{local.<Nome do atributo>}
  • Atributo personalizado do usuário: @{user.}


Aviso

Não é recomendável usar a mensagem informativa no meio de uma conversa com respostas rápidas e cartões que farão a ramificação para outra habilidade a partir da conversa atual, a menos que a ramificação seja exigida sem a necessidade de ramificação condicional que está disponível no conjunto de regras do item de conversa.

Restrições do fluxo de conversa

Ao criar uma conversa, lembre-se destes pontos:

  • Um fluxo de conversa não pode terminar com um atributo. Não é possível salvar uma habilidade quando um atributo é o último item do fluxo.
  • Todos os itens de conversa devem as informações obrigatórias preenchidas.

Criando e publicando uma habilidade criada recentemente

Quando terminar de criar sua habilidade, clique em Criar para criar a habilidade.

Observação

  • Depois que uma habilidade é criada, ela permanece no status.  Pendente. A habilidade não pode ser executada, a não ser que você execute o processo Criar e publicar.
  • Se você fizer alterações na habilidade e salvá-la, ela permanecerá no status Pendente com alterações até que as alterações sejam publicadas.
  • Depois que a habilidade é publicada, o status muda para Publicada.

 Para publicar uma habilidade, no Skill Builder, clique em Criar e publicar habilidades no lado direito da página. Para obter mais detalhes sobre como criar e publicar habilidades, consulte Criar e publicar.

Reordenar atributos, respostas rápidas e cartões

Para alterar o fluxo da conversa de acordo com seus requisitos, você pode reordenar os itens a seguir no modo de edição da respectiva tarefa ou operação.

Gerenciar permissões de habilidade

Observação

Uma habilidade deve ser criada na Luma para que as permissões possam ser adicionadas a ela. 

Conceda aos usuários individuais e grupos acesso à habilidade para que as pessoas certas possam executar a habilidade. Em uma organização menor, onde uma habilidade deve ser acessada apenas por alguns conjuntos de usuários, você pode adicionar os usuários diretamente à habilidade, em vez de criar um grupo e adicionar a habilidade e os usuários a ele. Para obter mais detalhes sobre permissões, consulte  Definir funções, permissões e grupos.

Depois que uma habilidade é criada, o usuário é atribuído a ela por padrão (conforme visto na seção Usuários na captura de tela a seguir). O grupo Administradores também é atribuído a cada habilidade e não pode ser removido. Isso garante que todas as habilidades possam ser acessadas para teste pelos administradores. Outros grupos podem ser adicionados.


Para adicionar mais grupos ou usuários a uma habilidade, é necessário editar a habilidade e usar os botões Adicionar grupoAdicionar usuário. Para obter mais detalhes sobre o gerenciamento de permissões, consulte Definir funções, permissões e grupos.

Para remover um grupo ou usuário, selecione-o e clique no botão Remover correspondente.

Uma habilidade marcada como Exibir em habilidades sugeridas poderá ser adicionada à lista de habilidades sugeridas para uma função de usuário somente se a função de usuário tiver permissão para executar a habilidade. Para obter mais informações sobre habilidades sugeridas, consulte o artigo.

Executar habilidades

Depois que as habilidades são criadas e publicadas, você pode executar a habilidade pelo bot de teste ou qualquer outro canal de suporte, conforme mostrado a seguir. 

Observação

Lembre-se de que não é possível testar nem executar habilidades pelo bot ou qualquer canal de bate-papo, a menos que as habilidades sejam publicadas. Somente os usuários e grupos atribuídos à habilidade podem usar a habilidade publicada. Para obter mais detalhes sobre usuários, grupos e permissões, consulte Gerenciar usuários, grupos e permissões.

Sair ou cancelar habilidades

É possível terminar uma conversa ou sair dela sem processar nem concluir a habilidade. Se você não deseja prosseguir com a habilidade existente e deseja encerrá-la, use a habilidade Cancelar/sair definida para que o tenant saia da habilidade e execute outra habilidade.  Consulte a seção Cancelar/sair da habilidade para obter mais detalhes

  • No labels