Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Version History

« Previous Version 3 Next »

O artigo descreve as etapas necessárias para configurar o Microsoft (MS) Teams como um canal de bate-papo para a Luma. Com a configuração concluída, os usuários poderão enviar e receber mensagens da Luma usando o Microsoft Teams. 

Configurações no MS Teams

Os aplicativos Studio no MS Teams permitem criar e distribuir aplicativos de linha de negócios criados especificamente para a sua organização. As etapas a seguir guiarão você pelo processo de criação de um aplicativo no portal do Microsoft Teams e pela configuração desse aplicativo para se conectar à sua instância da Luma.

Criar aplicativo

A primeira etapa é criar um aplicativo no MS Teams. O aplicativo será configurado como um bot para a sua organização e será conectado à sua instância da Luma. Para criar o aplicativo no MS Teams, proceda da seguinte maneira:

  1. Efetue logon no MS Teams https://teams.microsoft.com/. Entre no cliente do Microsoft Teams com uma conta que tenha a função de administrador global ou administrador de serviços do Microsoft Teams ativada para publicar aplicativos para sua organização. Saiba mais sobre como usar as funções de administrador para gerenciar o Teams.

  2. No painel de navegação à esquerda, clique no botão Mais. Procure e selecione o aplicativo Studio na lista.

  3. Em App Studio, vá para o Editor de manifesto. Essa guia lista o bot disponível para sua organização por meio do MS Teams.
    Clique em Criar um novo aplicativo para começar a criar o aplicativo para se conectar à Luma.

  4. Você será redirecionado para a página Detalhes do aplicativo. Adicione os detalhes obrigatórios abaixo para criar e configurar o aplicativo:

    1. Em Detalhes → Detalhes do aplicativo, adicione Nome curto e Nome completo para seu aplicativo na seção Nome do aplicativo. O nome curto é usado para identificar o bot no MS Teams.

    2. A próxima etapa é gerar a ID do aplicativo. Essa ID do aplicativo é usada para configurar o canal na Luma.

      1. Role para baixo até a seção Identificação e clique em Gerar. A ID do aplicativo será gerada automaticamente pelo Teams.

      2. Adicione nome e versão do pacote.

    3. Na seção Descrições, adicione Descrição resumida e Descrição completa para seu aplicativo. As duas descrições devem ser detalhadas e diferentes.

    4. Adicione detalhes do desenvolvedor na seção Informações de desenvolvedor. Insira o nome do desenvolvedor do bot e um URL de site válido.

    5. Role até a seção de URLs do aplicativo e adicione URLs para sua Política de privacidade e os Termos de uso.

    6. Agora, defina ícones para o bot.
      Upload a full-color image in .png format (192x192) . Esse é o ícone do aplicativo que é exibido na parte superior do canal do bate-papo.
      Upload another image with one transparent outline in .png format (32x32). Esse é o ícone do aplicativo exibido no painel de navegação esquerdo.

  5. Os detalhes serão salvos automaticamente. O aplicativo foi criado com êxito.

Configurar o bot

Agora que o aplicativo foi criado, a próxima etapa é adicionar a ele recursos de bot. Siga estas etapas de modo a configurar o aplicativo para estabelecer conexão com sua instância da Luma.

  1. Na seção Recursos, clique em Bots.
    Clique em Configuração para configurar o bot e as permissões.

  2. A janela Configurar um bot é exibida na tela. Na guia Novo bot, adicione os seguintes detalhes:

    1. Adicione nome. Esse é o nome do seu bot no MS Teams. É como os usuários identificam o bot no MS Teams após a conclusão de todas as etapas de configuração. O nome do bot não pode ser editado depois de criado.

    2. Em Bot de mensagens, selecione “Meu bot oferece suporte ao upload e download de arquivos". Isso permite anexos de arquivo em seu bot.

    3. Em Escopo, selecione Pessoal.

    4. Clique em Criar bot.

  3. O bot já está criado. O sistema gera automaticamente a ID do bot. Essa ID será usada na configuração do canal na Luma. Copie e salve a ID para uso em etapas posteriores.

  4. A próxima etapa é gerar uma chave secreta para o MS Teams e a Luma se comunicarem. Clique em Gerar nova senha.
    Copie e salve a senha para uso em etapas posteriores. Essa senha ou chave secreta será usada para a configuração do canal na Luma.

  5. Role para baixo até a seção Ponto de extremidade de mensagens. O endereço do ponto de extremidade do bot deve ser adicionado aqui e se refere à sua instância da Luma.
    Siga estas etapas para obter o URL do ponto de extremidade:

    1. Agora, no navegador do MS Teams, cole o URL da mensagem copiado na etapa acima no campo de endereço do ponto de extremidade do bot da seção Bots.

  6. Se a sua organização oferecer suporte a vários domínios, adicione todos os domínios válidos na guia Domínio e permissões. Essa etapa é opcional.

  7. A próxima etapa é instalar o aplicativo. Depois de instalado, o aplicativo ficará disponível para que os usuários finais o adicionem ao respectivo perfil do Teams.

    1. Na guia Testar e distribuir, clique em Instalar.

    2. É exibida uma janela pop-up com os detalhes do bot. Clique em Adicionar para concluir a criação e a configuração do bot.

  8. A configuração do bot agora está concluída. O aplicativo está disponível no painel de navegação à esquerda.

Configurações no portal do Azure

Depois que o seu aplicativo no MS Teams estiver pronto, a próxima etapa será atribuir permissões ao aplicativo para que ele se comunique com a Luma. Execute as etapas a seguir para atribuir as permissões necessárias.

  1. Efetue logon no portal do Azure com credenciais de administrador.
    https://portal.azure.com/

  2. Selecione Registros de aplicativo na lista Serviços do Azure.

  3. Na lista Todos os aplicativos, procure o seu aplicativo. O aplicativo é identificado pelo nome do bot.

  4. Clique em seu aplicativo para exibir os detalhes. Agora, você está na página de visão geral do aplicativo. A ID do aplicativo (cliente) aqui é a mesma ID do bot gerada pelo sistema em Configurar o bot → Etapa 3.

  5. Agora, vá para Permissões de API e clique no botão Adicionar uma permissão para solicitar permissões para que seu aplicativo se comunique com a Luma.

  6. Na tela Solicitar permissão de APIs, clique em Microsoft Graph.

  7. Clique em Permissões do aplicativo e selecione as permissões abaixo:

    1. Em Usuário, selecione User.Read.All

    2. Em AccessReview, selecione AccessReview:Read.All

    3. Em Diretório, selecione Directory.Read.All

    4. Clique em Adicionar permissões para atualizar as permissões para o seu aplicativo. As permissões solicitadas agora serão exibidas na lista Permissão de API. Clique no botão Conceder consentimento de administração. 

    5. O sistema agora exibe uma mensagem para conceder consentimento para as permissões solicitadas. Clique em Sim para atualizar.

    6. Assim que as permissões são adicionadas, a mensagem "Consentimento do administrador  concedido com êxito para as permissões solicitadas." é exibida.

  8. Todas as permissões necessárias foram atribuídas ao seu aplicativo.

Ativar o MS Teams na Luma

A última etapa na configuração é ativar o MS Teams na Luma. Execute as etapas abaixo para configurar o canal de bate-papo do MS Teams na Luma.

  1. Efetue logon na interface de usuário do Criador de bot para sua instância da Luma com as credenciais de administrador. Vá para Bot → Configurações → guia Configuração do canal.

  2. Clique no Microsoft Teams.

  3. Na página Configurar canal, adicione os seguintes detalhes:

    • Adicione ID do aplicativo. Essa é a ID do bot gerada automaticamente pelo MS Teams em Configurar o bot → Etapa 3. Copie e cole a ID do bot no campo ID do aplicativo na interface do usuário da Luma.

  • Adicione a senha. Essa é a chave secreta ou a senha gerada automaticamente pelo MS Teams em Configurar o bot → Etapa 4. Copie e cole a senha no campo Senha na interface do usuário da Luma.

  • Em Reconciliação do usuário para autenticação de canal, selecione os campos para reconciliação do usuário em Nome do campo. Clique em Definir.
    Essa etapa consiste em definir os campos a serem usados para autenticação automática do usuário por meio do canal. É possível selecionar vários campos, classificados na ordem de validação.

  • Alterne o botão Status para defini-lo como Ativo.

  • Clique em Salvar.

Agora, o canal está configurado.

O MS Teams agora está configurado para seu inquilino. O usuário final pode usar o aplicativo para se conectar e comunicar com a Luma.

Por padrão, a autenticação automática está ativada para todos os canais configurados na Luma. A Luma poderá autenticar um usuário Luma existente automaticamente. Não é necessário registrar manualmente o usuário no canal.

  • No labels