Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Current »

Como administrador, é possível usar o processo em massa para executar a importação, atualizar ou excluir operações.

  • Importar/atualizar: use esta operação para importar dados novos ou atualizar os dados existentes. Ao usar essa operação, o utilitário do processo em massa corresponde aos dados no modelo de processo em massa com os dados de aplicativos existentes. Quando um campo vinculado nos dados corresponde a um registro de aplicativo existente, o registro do aplicativo é atualizado. Quando os dados da planilha não correspondem a um registro existente, o aplicativo cria um registro. Por exemplo, se o Endereço de email no registro do modelo corresponder a um registro de aplicativo existente, o registro do aplicativo será atualizado.
  • Excluir: use esta operação para excluir os registros existentes. O utilitário de processamento em massa exclui os registros listados no modelo ao selecionar a opção Excluir. O utilitário também remove o relacionamento do registro excluído com outros registros. Por exemplo, ao excluir usuários, o aplicativo remove qualquer relação existente dos usos excluídos com os grupos de suporte.

Siga estas etapas:

  1. Fazer download do modelo de planilha com suporte.
  2. Coletar e formatar os dados
  3. Processar os dados usando a operação Importar/atualizar ou Excluir.
  4. Dados do processo em massa#Validate os dados processados.

Fazer download do modelo suportado

Use os modelos de processo em massa para coletar e formatar os dados relevantes para cada tipo de registro. O modelo contém as diretrizes de preenchimento das informações. Também é possível usar o modelo para relacionar tipos ou registros diferentes. Por exemplo, é possível relacionar os usuários a um ou mais grupos de suporte, fornecendo o relacionamento no modelo. Para obter mais informações sobre os modelos de planilhas e dados para o upload em massa, consulte Modelos e planilhas do processo em massa.

Siga estas etapas:

  1. Efetue logon no CA Cloud Service Management como administrador.
  2. Vá para GERENCIAR, ADMINISTRAÇÃO, Ferramentas e clique em Processar dados em massa.
    A opção Processar dados em massa é exibida em uma nova guia. A tabela exibe os modelos suportados, com o Status do processo como Aguardando. Os seguintes modelos estão disponíveis:
    • Modelo XML para upload em massa de entidades do Cloud ITSM: use esse modelo para o processamento de organizações, usuários, grupos, funções e registros relacionados a ativos por meio de um arquivo XML.
    • Modelo XLS para upload em massa de entidades do Cloud ITSM: use esse modelo para o processamento de organizações, usuários, grupos, funções e registros relacionados a ativos por meio de um arquivo XLS.
    • Modelo XLS para upload em massa do HierarchicalTree personalizado: use esse modelo para o processamento de registros relacionados ao atributo Hierarchical Tree por meio de um arquivo XLS.
    • Modelo XML para upload em massa do HierarchicalTree personalizado: use esse modelo para o processamento de registros relacionados ao atributo Hierarchical Tree por meio de um arquivo XML.
  3. Faça download do modelo desejado para seu sistema local.

É possível usar este modelo para o processamento em massa.

Importante: não altere o modelo.

Coletar e formatar dados para o processo em massa

Cada planilha no modelo corresponde a um tipo de registro que pode processar. Cada coluna dentro da planilha corresponde aos atributos que podem ser atualizados para o registro selecionado. Para criar e manter o relacionamento entre diferentes registros, siga as regras de negócios durante a preparação dos dados. 

As seguintes regras são aplicáveis quando você usar o modelo para importar, atualizar ou excluir dados:

  • Não use a segunda linha das planilhas. Inicie a inserção de dados na terceira linha. 
  • Os nomes de colunas dos campos obrigatórios são exibidos em vermelho. 
  • É possível relacionar um registro a outro registro. Forneça o valor exato em todas as colunas correspondentes ao registro relacionado em todas as planilhas. Por exemplo, para relacionar um usuário a uma organização, forneça o nome exato da organização na planilha do usuário. 
    Observação: qualquer diferença de escrita ou caracteres extras ou espaços resulta no processamento incorreto dos dados. 
  • Fornece dados dependentes antes de iniciar a importação. A importação falha se os dados dependentes não estiverem disponíveis. Por exemplo, como os dados de usuário dependem dos dados de organização, importe dados da organização antes de importar os usuários.
  • Exclua os dados dependentes ou remova a relação antes de excluir o registro. Por exemplo, exclua os sites relacionados antes de excluir uma organização. 

Faça download do modelo e preencha os dados. Digite os dados na sequência da operação que você deseja executar.

Siga estas etapas:

  1. Clique na planilha correspondente aos dados que deseja fazer upload. Por exemplo, ao fazer a entrada de um novo cliente, comece com os registros de organização e identifique os registros relacionados.
  2. Digite os detalhes de registro a partir da terceira linha da planilha.
    Observação: confirme que todos os campos obrigatórios contêm uma entrada válida. Remova quaisquer espaços a mais ou hiperlinks nas colunas de campo obrigatório.
  3. Selecione o Pincel de formatação e copie a formatação da segunda linha em todas as linhas que possuem dados.
  4. Valide os seguintes requisitos de formatação: 

    - Todos os campos são marcados como texto.
    - Todas as bordas são aplicadas a todos os campos de dados.
    - Não há linhas em branco nem colunas extras dentro da borda quadrada espessa.
    - A borda quadrada espessa é aplicada às bordas externas da planilha, abrangendo todos os dados.

  5. Exclua a segunda linha da planilha.
  6. Salve a planilha.
    A planilha está agora pronta para processamento.

Processar dados no modelo de processamento em massa

Depois de coletar dados no modelo, você pode usar o recurso de upload em massa para adicionar, atualizar ou excluir registros. Verifique as informações antes de importar os dados. 

Siga estas etapas:

  1. Vá para GERENCIAR, Ferramentas e clique em Processar dados em massa

  2. Clique em Escolher arquivo para localizar o modelo de processo em massa. Especifique um nome para o arquivo e, em seguida, clique em Fazer upload.
    O arquivo selecionado carregado e as guias para concluir a operação em massa são exibidas.
    Observação: se tiver carregado um arquivo incorreto, será possível selecioná-lo na tabela e clicar em Excluir
  3. (Opcional) Clique na guia Planilhas de mapa para exibir a lista de planilhas do modelo carregado. Verifique se os nomes das planilhas são mapeados corretamente para o Nome da entidade. Confirme que nenhuma planilha a mais tenha sido adicionada ao modelo de upload em massa.
  4. (Opcional) Clique na guia Mapear colunas para exibir o mapeamento dos nomes de coluna para os nomes de campo do aplicativo. Verifique se as colunas são mapeadas corretamente para os nomes de campo para cada tipo de dados. Para validar as colunas para cada entidade, selecione o Nome da entidade na lista suspensa.
  5. (Opcional) Clique na guia Visualizar dados para visualizar os dados no modelo. Visualizar os dados em cada planilha.
  6. Clique na guia Executar operação para exibir uma tabela com todas as planilhas. A tabela também exibe o número de registros em cada planilha. É possível iniciar o processo em massa, exibir o andamento e o sucesso do processo.
  7. Clique na opção Importar/atualizar ou Excluir exibida ao lado de cada planilha.
    Observação: ao selecionar a operação Importar/Atualizar, a guia Executar a operação exibe a opção Importar para cada planilha. Ao selecionar a operação Excluir, a guia Executar a operação exibe a opção Excluir para cada planilha. A coluna Status do processo na guia Executar a operação exibe o status da planilha. Quando alguns dados são processados parcialmente, clique na coluna Linhas não processadas. É possível fazer o download da planilha do Excel com os registros que não foram processados.
  8. (Opcional) Clique na guia Log para examinar os arquivos de log gerados durante o processo. Se o upload encontrar algum erro, você poderá exibir a mensagem de erro nesta guia. Arraste e expanda a coluna de descrição ou aponte o cursor do mouse para a célula e leia a descrição na dica de ferramenta. É possível processar novamente os registros que falharam. 

Validar dados processados

É possível validar os dados procurando por registros relevantes no aplicativo. Por exemplo, ao usar o processo em massa para processar ICs (Itens de Configuração), é possível pesquisar e validar os valores de atributo do IC.

Siga estas etapas:

  1. Vá para ESPAÇOS DE TRABALHO, CENTRAL DE ATENDIMENTO e clique em Gerenciamento de configurações.
    A lista Todos os itens de configuração exibe todos os registros de IC que estão no aplicativo.
  2. Especifique um nome ou identificador de IC no campo Pesquisar.
    É possível validar os atributos no IC para validar os dados. Também é possível validar uma contagem para verificar se todos os dados foram processados com êxito.

O limite de tamanho máximo para um arquivo de importação em massa é 10 MB.

  • No labels