/
Modelos de licenciamento da Luma

Modelos de licenciamento da Luma

Visão geral

O licenciamento consiste em um acordo entre a Serviceaide (doravante Licenciadora) e o Cliente (doravante Licenciado), que fornece autorização para o uso do software de propriedade intelectual da Serviceaide, a Luma.

Este artigo descreve os modelos de assinatura/licenciamento que são disponibilizados na Luma. O artigo ajuda a entender as opções de licenciamento disponíveis, como exibir suas informações atuais de plano assinado/licenciamento, resumo de consumo e logs. Todas essas informações fornecem transparência ao administrador do uso que ele faz da Luma.

A Luma pode ser implantada na oferta de Nuvem como SaaS  da Serviceaide ou os clientes podem optar por implantá-la no próprio local.

Modelos de licenciamento

A Luma oferece dois modelos de licenciamento para que os clientes tenham opções flexíveis de licenciamento e escolham um modelo de acordo com suas necessidades de negócios.

  1. Licenciamento com base no usuário

  2. Licenciamento com base nas sessões

Os clientes devem optar pelo licenciamento com base no usuário ou licenciamento com base na sessão ao provisionar o tenant. Lembre-se de que não será permitido alterar o tipo de licenciamento depois de provisionar o tenant.

Licenciamento com base no usuário

Nesse modelo, o cliente compra as licenças necessárias para o número máximo de usuários durante o período do contrato.

Destaques:

  • Simples estimar e fácil compreender

  • Funciona melhor para organizações internas. Não oferece suporte a usuários anônimos.

  • Abordagem “Tudo o que você puder consumir". Use o número de habilidades, sessões, notificações que precisar.

Uma licença é consumida quando um usuário é criado na plataforma Luma. Como quando um novo usuário é criado na Luma, o número de licenças de usuário adquiridas é diminuído em um. O licenciamento será consumido assim que o usuário for adicionado à Luma. No modelo de licenciamento com base no usuário, não há restrições para os usuários quanto ao número de conversas com o bot ou os agentes de suporte. Sempre que o status de um usuário for definido como Inativo, uma licença será liberada e a contagem de licenças disponíveis aumenta em 1.

O administrador avançado pode atualizar licenças aumentando e reduzindo as licenças.

Por exemplo, se um cliente comprar licenças para 100 usuários, o aplicativo Luma permitirá a criação de até 100 usuários e restringirá outros registros. Caso ele queira criar mais um usuário, um dos usuários com status ativo precisará ser mudado para o estado inativo para a criação do novo usuário.

Licenciamento com base nas sessões

Uma sessão é um intervalo de tempo predefinido que permite que os usuários finais do sistema Luma conversem com o bot e os agentes de suporte. Nesse modelo, os clientes podem adquirir um número fixo de sessões com base na necessidade atual e utilizá-las como for conveniente ao longo do tempo.

Destaques:

  • A duração da sessão geralmente é definida pela Serviceaide como parte do processo de integração do cliente.

  • Ideal para organizações com modelos B2C e MSP.

  • É possível criar usuários ilimitados e usuários anônimos.

  • As conversas no widget de teste não são consideradas para o cálculo do consumo de sessões.

A duração da sessão começa a ser contada a partir do momento que a primeira mensagem é recebida pelo bot, enviada pelo usuário final ou agente de suporte. Uma sessão será consumida quando o usuário final iniciar uma conversa com a agente Luma ou o agente de suporte. Uma nova sessão é iniciada somente quando a duração da sessão é concluída, e uma nova mensagem é disparada pelo usuário final ou agente de suporte.

Para cada consumo de sessão, a contagem de disponibilidade da licença para a sessão será reduzida em 1. Observe que executar uma habilidade no widget de teste também consome a licença de sessão.

Regras de cálculo de sessão:

  1. Uma sessão é consumida quando uma conversa é iniciada por um usuário final/agente de suporte.

  2. Os usuários podem ter várias conversas com a Luma ou o agente durante uma sessão.

  3. Se vários canais forem utilizados ao mesmo tempo, o tempo gasto em cada canal será considerado separadamente para determinar as sessões consumidas.

  4. Não há restrição quanto ao número de habilidades que podem ser executadas durante uma sessão.

  5. Não há restrições quanto ao número de usuários que podem ser registrados para o tenant.

  6. Durante uma conversa em andamento, a próxima sessão será consumida quando o usuário ou o agente responder após a conclusão do tempo da sessão atual.

  7. As conversas iniciadas pelo bot não são consideradas no cálculo da sessão.

  8. Os fluxos de trabalho automatizados como ações de acompanhamentos, notificações e email são iniciados pela Luma. Como essas são conversas iniciadas pelo bot, não são consideradas no cálculo da sessão.

Permita-nos mostrar alguns exemplos para explicar melhor o modelo de licenciamento com base na sessão.

Exemplo 1:

Tempo da sessão: 15 minutos

O usuário conversa com a Luma por 4 minutos; uma sessão é consumida.

Exemplo 2:

Tempo da sessão: 15 minutos

O usuário conversa com a Luma por 24 minutos; duas sessões são consumidas.


Exemplo 3:

Tempo da sessão: 15 minutos

O usuário conversa com a Luma por 35 minutos no total. A primeira sessão é consumida no minuto 0, quando a conversa é iniciada. Após o término da sessão (no 15º minuto), o usuário não respondeu e o bot apenas envia as mensagens. A próxima sessão é consumida no 20º minuto, quando o usuário responde.

Duas sessões são consumidas durante a conversa.

Exemplo 4:

Tempo da sessão: 15 minutos

Esse é um exemplo de transferência para o agente. O usuário conversa com a Luma e o agente por 35 minutos no total. A primeira sessão é consumida no minuto 0, quando a conversa é iniciada. Nessa sessão, o usuário interage com a Luma do 0 ao 10º minuto. No 12º minuto, a transferência para o agente é iniciada e o agente começa a conversa no 14º minuto. Após o fim da primeira sessão (no 15º minuto), embora a conversa esteja em andamento, a próxima sessão é consumida no 20º minuto, quando o usuário responde.

Duas sessões são consumidas durante a conversa.

Gerenciamento de licenças

A plataforma Luma garante que a licença do cliente seja rastreada e aplicada para que o uso do software Luma seja de acordo com o licenciamento e se restrinja ao limite comprado.

Arquivo de licença

Depois que o cliente assina o contrato com a Serviceaide para a compra de licenças da Luma, um arquivo de licença é gerado. O arquivo de licença consiste em informações de licenciamento e disponibilidade da licença.

Um arquivo de licença é necessário somente para clientes locais ou para o cliente MSP que possui/mantém um ambiente Luma. Para clientes SaaS (gerenciados pela Serviceaide), o arquivo de licença será gerado pela equipe de operações da Serviceaide.

Consulte Provisionamento de tenant para obter mais detalhes.

Informações de licenciamento

A licença alocada é válida para o intervalo de tempo definido. As datas de início e de término capturam esse período do contrato de licença.

  • Data de início da licença

  • Data de término da licença

  • Emails contábeis

Disponibilidade da licença

Aqui, definimos o tipo de assinatura e as licenças adquiridas. Para os clientes que usam o modelo MSP, o provisionamento de tenant e a distribuição de licenças são administrados pelas informações disponíveis nessa seção.

  • Tipo de licença (com base em usuário/sessão)

  • Número máximo de licenças

  • Nº de tenants

  • Informações exclusivas que bloqueiam a chave para a instância (chave secreta)

As licenças da Luma são limitadas por tempo. A validade da licença ou do contrato é definida quando o arquivo de licença é gerado. Um usuário não poderá interagir com a Luma depois que o contrato expirar.

Distribuição do arquivo de licença

Para comprar uma nova licença ou renovar a existente, entre em contato com o gerente da conta na Serviceaide.

  • Clientes locais

Se você for um cliente local, um arquivo de licença será gerado com base nos termos do contrato. Esse arquivo de licença deve ser instalado no sistema da Luma.

Consulte o artigo sobre licenciamento para obter mais detalhes sobre como instalar a licença.

  • Clientes SaaS

Para os clientes SaaS, a Luma é implantada e mantida na infraestrutura de nuvem da Serviceaide. A alocação de licenças para seu tenant será gerenciada pelo administrador avançado. Entre em contato com a equipe de suporte da Serviceaide para obter mais detalhes.

Monitoramento e alertas de licença

É possível monitorar o uso do aplicativo Luma.  Três níveis de limites de uso são configurados para monitorar e enviar alertas. As notificações por email serão enviadas para a ID de email do contato técnico e a ID de email do contato de cobrança que foram configuradas durante o provisionamento do tenant.

Depois que o consumo de licenças atingir 75%, 85%, 95% e 100%, um email será enviado, respectivamente, aos endereços fornecidos de email técnico, de cobrança e contábil da Serviceaide para notificar sobre a renovação da licença. 


O administrador avançado precisa fornecer os detalhes do contato de cobrança ao provisionar o tenant.

O administrador de tenants pode fornecer os detalhes do contato técnico e atualizar os detalhes do contato de cobrança após efetuar logon no aplicativo Luma.

Consulte Informações de assinatura do tenant para obter mais informações.

Aplicação da licença

A licença adquirida da Luma expira mediante uma das condições a seguir.

  1. A data de término do contrato foi atingida

  2. Todas as licenças adquiridas com base em usuários ou sessões foram consumidas.

A renovação da licença não é automática, e uma notificação é enviada com antecedência para as IDs de email configuradas antes que a licença expire. Os clientes devem entrar em contato com a equipe de suporte/vendas da Serviceaide para renovar ou adquirir licenças adicionais. A alocação e o gerenciamento das licenças serão responsabilidade do administrador avançado. Consulte Provisionamento de tenant para obter mais informações.


Related content