The following macros are not currently supported in the header:
  • style

Sincronizar campos personalizados com o domínio

Como provedor de serviços, às vezes você precisa de mais informações para resolver determinados tipos de tickets. Para esses tickets, é possível configurar campos extras de acordo com os requisitos de sua organização. Esses campos são conhecidos como campos personalizados no ServiceAide Cloud Service Management.

É possível adicionar campos personalizados aos domínios de conjunto de dados no aplicativo. Em seguida, será possível usar esses campos na criação de relatórios e exibições ad hoc. Para adicionar os campos personalizados a um domínio, sincronize o domínio com os dados de campos personalizados.

O procedimento para sincronizar os campos personalizados com um domínio Compartilhado é diferente do procedimento para o domínio do Cloud SM.

Pré-requisito

Siga estas etapas:

  1. Efetue logon no ServiceAide Cloud Service Management e vá para RELATÓRIOS, CENTRAL DE ATENDIMENTO, Relatórios avançados.

    Ao adicionar campos personalizados, é possível que o domínio fique corrompido. Desse modo, é importante executar o backup do domínio existente antes de fazer novas alterações. Faça backup dos arquivos de domínio para reverter para as configurações existentes caso os arquivos fiquem corrompidos. Para obter mais informações, consulte Fazer backup de arquivos de domínio e Restaurar arquivos de domínio.

    Se os arquivos de domínio não forem salvos, a restauração será definida para o domínio padrão. Os relatórios, as exibições ad hoc e os painéis criados serão perdidos.

    Verifique se o nome de campo personalizado não contém caracteres acentuados. Por exemplo, situação_id162 é um campo personalizado com caracteres acentuados.

  2. Para tornar o campo personalizado disponível nos relatórios avançados, clique em Ações, Sincronizar campos personalizados.
    Uma lista de campos personalizados disponíveis é exibida em uma nova guia. Se os campos personalizados já tiverem sido adicionados ao domínio, a lista exibe os campos como marcados.

    Observação: para melhorar o desempenho, sincronize os campos personalizados necessários nos relatórios. O limite máximo para sincronizar os campos personalizados configuráveis é 50.
    Não há suporte para o atributo personalizado com o nome Join nos Relatórios avançados. No entanto, o nome Join é suportado se for prefixo ou sufixo. Por exemplo, um nome de atributo personalizado attributJoin ou joinAttribute é suportado.

  3. Selecione os campos personalizados que deseja adicionar e desmarque os campos que deseja remover. Clique em Sincronizar.
    Uma mensagem de confirmação é exibida, e os campos personalizados são adicionados ou removidos do domínio.

  4. Se estiver usando o domínio do Cloud SM, execute a etapa 5. Se estiver usando um domínio compartilhado, execute as etapas 6 a 12.
  5. Verifique se os campos personalizados foram adicionados ao domínio:

    1. Clique na guia Início e, em seguida, clique em Ações, Criar exibição ad hoc.

    2. Selecione o domínio Cloud SM e clique em Escolher dados.

    3. No painel Origem, vá para o conjunto de dados como Tickets ou Itens de configuração. Verifique se os campos personalizados foram adicionados à pasta Atributos personalizados no seu respectivo conjunto de dados.

  6. Se estiver usando o domínio Compartilhado, clique na guia Início e, em seguida, em Ações, Editar domínio. A página Editar domínio é aberta em uma nova janela.
  7. Em Criação de domínios, clique em Editar com criador de domínios. A janela Criador de domínios é exibida.
  8. Na guia Campos calculados, converta o campo personalizado com tipos de dados diferentes de sequência de caracteres em seus tipos de dados respectivos.

    Os campos personalizadas com tipos de dados, como Número inteiro, Duplo e Booleano são armazenados como tipo de dados de sequência de caracteres. Converta o tipo de dados para o tipo de dados original, para exibi-los corretamente no relatório.

    1. O campo personalizado criado está disponível nas tabelas _PIVOT do respectivo tipo. Por exemplo, se criar um campo personalizado de tipo solicitação de serviço, o campo fica disponível na seguinte tabela:
      Tabela dbo_VAPP_SERVICE_REQUEST_ATTRIBUTES_PIVOT.
    2. Clique duas vezes no campo personalizado para o qual deseja alterar o tipo de dados.

    3. Digite o nome do campo, o tipo de dados e a expressão para a conversão. A lista de expressões a seguir é usada para converter os tipos de dados:

      Tipo de dados

      Expressão

      Descrição

      Número inteiro

      str2int(campo personalizado)

      Para converter em um número inteiro.

      Por exemplo, para converter o campo Ticket_Id na tabela dbo_VAPP_SERVICE_REQUEST_ATTRIBUTES_PIVOT, insira os seguintes valores:

      Nome do campo: Ticket_Id_trasnform

      Tipo: número inteiro

      Expressão: str2int(dbo_VAPP_SERVICE_REQUEST_ATTRIBUTES_PIVOT.Ticket_Id)

      Duplo

      str2double(campo personalizado)

      Para converter em duplo.

      Por exemplo, para converter o campo TotalCost da tabela dbo_VAPP_SERVICE_REQUEST_ATTRIBUTES_PIVOT, insira os seguintes valores:

      Nome do campo: TotalCost_transform

      Tipo: duplo

      Expressão: str2int(dbo_VAPP_SERVICE_REQUEST_ATTRIBUTES_PIVOT.TotalCost)

      Data

      EPOCH_TO_UTC_DATETIME(str2int(campo personalizado))

      Para converter em formato de data.

      Por exemplo, para converter o campo start_date da tabela dbo_VAPP_SERVICE_REQUEST_ATTRIBUTES_PIVOT, insira os seguintes valores:

      Nome do campo: start_date_transform

      Tipo: data e hora

      Expressão: EPOCH_TO_UTC_DATETIME str2int(dbo_VAPP_SERVICE_REQUEST_ATTRIBUTES_PIVOT.start_date))

      Sequência de caracteres – concatenação

      concat(campo personalizado 1, ’,’,campo personalizado 2)

      Para unir duas sequências de caracteres em uma.

      Por exemplo, para converter o campo contact_person na tabela dbo_VAPP_ITEM, insira os seguintes valores:

      Nome do campo: contact_person

      Tipo: sequência de caracteres

      Expressão: concat(dbo_VAPP_ITEM.person_last_name,',', dbo_VAPP_ITEM.person_first_name)

  9. Na guia Exibir, adicione os campos personalizados do painel Recurso ao painel Conjuntos e itens e clique em OK. 

    Selecione os campos personalizados necessários e seus atributos que são úteis na criação ou filtragem de relatórios. É possível modificar as propriedades de exibição, como o rótulo, a descrição de tabelas e conjuntos e itens para cada campo selecionado. Execute as seguintes tarefas na guia Exibição:

    No painel Recurso, localize o campo personalizado e os atributos que deseja adicionar a partir de um JoinTree. Todos os atributos e campos personalizados estão disponíveis nas tabelas Dinâmicas. Os atributos são listados de acordo com o campo Relacionado ao formulário do modelo ao qual ele é adicionado.
    Por exemplo, você criou um atributo ITEM_ID e adicionou ao modelo que está relacionado à Requisição de mudança. Você encontrará o atributo ITEM_ID na tabela dbo_VAPP_CHANGE_ATTRIBUTES_PIVOT no JoinTree.

    Para mover o atributo personalizado do painel Recursos:
    • Use o ícone Adicionar aos conjuntos, para adicionar sob um conjunto no painel Conjuntos e itens.
    • Use o ícone Adicionar ao conjunto selecionado, como um novo conjunto para o painel Conjuntos e itens
    Para remover um atributo de um conjunto, selecione o atributo de Conjuntos e itens e clique em Excluir item.
    Observação: verifique se a ID do campo é exclusiva para cada campo personalizado.
  10. (Opcional) Para ativar a tradução de campos personalizados em um idioma necessário:

    1. Selecione o atributo personalizado no painel Conjuntos e itens e, no painel Propriedades, clique em Editar.

    2. Digite a Chave do rótulo e a Chave de descrição e clique em Salvar.

      • O formato da Chave do rótulo é Conjunto de dados_Tipo de ticket_Campo personalizado_Rótulo

      • O formato da Chave de descrição é Conjunto de dados_Tipo de ticket_Campo personalizado_Descrição 

    3. Na página Editar domínio, faça download do arquivo de configuração regional necessário dos Pacotes de configuração regional. Por exemplo, o arquivo de configuração regional do francês tem o sufixo _fr_FR e o português do Brasil o sufixo _pt_BR.

    4. Abra o arquivo de configuração regional em um editor e adicione as informações de atributo.
      Por exemplo, para o atributo de ID do Ticket adicionado com a chave de rótulo como Ticket_ID e Chave descrição como Ticket_ID_Desc, no arquivo de configuração regional francês:
      Ticket_ID=Identification de billets 
      Ticket_ID_Desc=Ticket numéro d'identification

    5. Salve e feche o arquivo.

    6. Na página Editar domínio, clique em Alterar para o arquivo de configuração regional correspondente. Procure o arquivo de localidade e clique em Selecionar. O arquivo de configuração regional é atualizado com as informações de atributo personalizado.

  11. Clique em OK. A página Editar domínio abre.
  12. Clique em Enviar. Os campos personalizados são adicionados aos domínios. Agora, é possível usar esses campos personalizados para criar relatórios e exibições ad hoc.

    Se os Relatórios avançados não estiverem funcionando adequadamente depois de atualizar o domínio, restaure o domínio para os arquivos salvos recentemente. Para obter mais informações, consulte Restaurar arquivos de domínio.

Suporte de campo personalizado para o ativo

Para cada um dos modelos de ativos OOTB, o aplicativo tem dez atributos personalizados (Atributo 1-Atributo 10) expostos. Esses atributos personalizados podem ser mapeados para o atributo personalizado que você adicionar. Por exemplo, é possível adicionar um nome de atributo personalizado- Número de cubículo ao modelo Ativo de hardware. O Atributo 1 no conjunto de ativos de hardware no domínio é mapeado para esse atributo adicionado recentemente. É possível alterar os rótulos dos atributos da forma que você deseja que eles apareçam no relatório.

Arquivos de domínio de backup

Faça um backup dos arquivos de domínio antes de adicionar os campos personalizados aos domínios. O procedimento de backup inclui o salvamento dos arquivos de criação de segurança e domínio no computador local. Se o domínio estiver corrompido, use esses arquivos para restaurar as configurações de relatórios avançados para os arquivos salvos recentemente.

Siga estas etapas:

  1. Efetue logon no ServiceAide Cloud Service Management e vá para RELATÓRIOS, Relatórios avançados, Ações, Editar domínio.
  2. Arquivo de segurança: na página Editar domínio, localize custom_cloud_sm_security.xml no canto superior direito. Clique em custom_cloud_security.xml e salve-o no computador local, onde desejar.
  3. Arquivo de criação de domínio: clique em Editar com o Criador de domínios, Exportar criação e salve o arquivo schema.xml no computador local no local de sua escolha.

Restaurar arquivos de domínio

Se o recurso Relatórios avançados não estiver funcionando adequadamente depois da atualização do domínio, use os arquivos de criação de domínio e de segurança salvos para restaurar a funcionalidade. A restauração é feita em arquivos salvos recentemente.  

Siga estas etapas:

  1. Vá para RELATÓRIOS, CENTRAL DE ATENDIMENTO, Relatórios avançados, Ações e clique em Editar domínio.
  2. Arquivo de segurança:
    1. Localize custom_cloud_sm_security.xml na seção Informações opcionais. Clique em Remover para remover o arquivo de segurança existente do aplicativo.
    2. Clique em Adicionar arquivo de segurança na seção Informações opcionais. Faça upload do arquivo de segurança a partir do local em que salvou o backup dos arquivos domínio e clique em Selecionar.
      O arquivo de segurança é restaurado.
  3. Arquivo de criação de domínio:
    1. Selecione a opção Domínio e clique em Procurar.
    2. Faça upload do arquivo de criação de domínio do local onde salvou o backup. É exibida uma mensagem de confirmação. Clique em OK.
      O domínio é restaurado. 
    3. Para validar a restauração, clique em Editar com criador de domínios e clique em Verificar criação.

Related pages

© 2017 ServiceAide 1-650-206-8988 http://www.serviceaide.com info@serviceaide.com