The following macros are not currently supported in the header:
  • style

Fluxo de trabalho do processo de gerenciamento de incidentes

O gerenciamento de incidentes é um processo para definir os tickets de resolução que estão relacionados a incidentes. Os incidentes são causados devido a interrupções ou uma redução na qualidade do serviço causada por:

  • Ocorrência conhecida ou existente
  • Resultado de uma falha
  • Erro no dispositivo ou objeto de TI

O gerenciamento de incidentes não tenta identificar a causa raiz do incidente. Ele se concentra na retomada das operações normais em conformidade com os acordos de nível de serviço. O ServiceAide Cloud Service Management fornece dois fluxos de trabalho do processo de gerenciamento de incidentes predefinidos:

O status dos fluxos de trabalho do processo de gerenciamento de incidentes padrão é:   

  • O fluxo de processo de gerenciamento de incidentes padrão é Publicado.
  • O fluxo de processo de gerenciamento avançado de incidentes é Rascunho.

Fluxo de processo de gerenciamento de incidentes padrão

O fluxo do processo de gerenciamento de incidentes padrão define o fluxo de trabalho do processo básico de um ticket relacionado a um incidente. O processo padrão é aplicado quando um ticket não corresponde aos critérios de entrada dos fluxos de trabalho do processo de incidentes ativos.

O processo de um gerenciamento de incidentes padrão é mostrado no diagrama a seguir:  


Para visualizar a aparência do diagrama de fluxo no aplicativo, clique em Fluxo de processo de gerenciamento de incidentes padrão.

As etapas a seguir explicam como o fluxo de processo de gerenciamento de incidentes padrão funciona:

  1. Quando um ticket de incidente é gerado, ele é atribuído ao grupo da Central de atendimento (L1). O ticket é, em seguida, roteado automaticamente para o estado Aceitar novo incidente.
  2. O analista na estado Aceitar novo incidente atribui a seguinte ordem de prioridade com base na análise: 
    • Resolver na primeira chamada: para medir as ocorrências que são tratadas pelo suporte L1 diretamente; sem assistência de outros grupos de suporte. A análise desses dados ajuda a melhorar a eficiência da equipe L1, criando mais artigos de conhecimento que podem ser usados para a triagem de incidentes comuns.

    • Declarar incidente grave: para ajudar a rastrear o número de ocorrências graves detectadas. Se necessário, um ticket de problema pode ser criado com base no incidente grave para resolver a causa raiz desse incidente grave.

    • Atribuir para investigação: para atribuir o ticket a um grupo para análise adicional.  Quando resolvido, o ticket é definido para fechar.

  3. Opcionalmente, o analista pode criar tickets vinculados para solicitação de serviço, incidente, problema ou mudança, relacionados ao ticket atual.
  4. As etapas 2 e 3 são repetidas até que uma resolução seja identificada.

Fluxo de processo de gerenciamento avançado de incidentes

O fluxo de trabalho do processo de gerenciamento avançado de incidentes é usado para gerenciar tickets de incidentes complexos, em que a resolução requer chamar as ferramentas de diagnóstico, como o Ping e rastreamento de rota usando as etapas de automação.

O processo de gerenciamento avançado de um incidente é mostrado no diagrama a seguir:


Para visualizar a aparência do diagrama de fluxo no aplicativo, clique em Fluxo de processo de gerenciamento avançado de incidentes.

As etapas a seguir explicam como o fluxo de processo de gerenciamento avançado de incidentes funciona:

  1. Quando um ticket de incidente é gerado, ele é atribuído ao grupo da Central de atendimento (L1). O ticket é, em seguida, roteado automaticamente para o estado Pesquisar e adicionar serviço afetado.
  2. O analista preenche o atributo de serviços afetados e CCTIs que é solicitado pelo fluxo de trabalho do processo, no ticket.
  3. O analista atualiza o status atual do IC no CMBD (Configuration Management Database – Banco de Dados de Gerenciamento de Configuração). A atualização aciona automaticamente uma notificação por email para o proprietário do IC. 
  4. O analista verifica as condições do ticket e executa uma das seguintes tarefas:
    • Atualiza e atribui o ticket a outros fluxos de trabalho do processo, como Incidente de maior gravidade e Incidente de gravidade crítica.
    • Procura soluções no banco de dados do artigo da base de conhecimento.   
  5. Se a solução não for encontrada, o ticket é atribuído a um grupo ou usuário.
  6. Um diagnóstico inicial é executado no problema para encontrar a causa raiz e a solução. Quando uma solução é encontrada, um artigo da base de conhecimento é criado e atualizado no banco de dados do artigo de base de conhecimento. O ticket é fechado.
  7. Se não for encontrada uma solução, o ticket será atribuído a um grupo para investigação adicional.
  8. As etapas 5 a 7 são repetidas até que uma solução seja identificada. 

© 2017 ServiceAide 1-650-206-8988 http://www.serviceaide.com info@serviceaide.com