The following macros are not currently supported in the header:
  • style

Instalar e configurar o probe nsdgtw

Este artigo contém os seguintes tópicos:

O probe nsdgtw fornece o mecanismo de comunicação entre o Nimsoft Monitor Server e o ServiceAide Cloud Service Management.

Este artigo explica como instalar e configurar o probe nsdgtw.

Visão geral

O Nimsoft Service Desk Gateway (nsdgtw) permite que você crie incidentes a partir de alarmes do Nimsoft Monitor. O gateway oferece suporte à sincronização bidirecional de alarmes e incidentes.

Você pode usar o probe nsdgtw para:

  • Automaticamente ou manualmente, crie incidentes no ServiceAide Cloud Service Management a partir de alarmes do Nimsoft Monitor.
  • Confirme automaticamente os alarmes no Infrastructure Manager quando o incidente relevante é fechado.
  • Teste o acesso à rede do ServiceAide Cloud Service Management.
  • Teste a sessão de logon no ServiceAide Cloud Service Management com a verificação do nome de usuário e senha.

Quando os alarmes são atribuídos a um usuário, o probe nsdgtw cria um incidente no ServiceAide Cloud Service Management. Quando esses incidentes são fechados, o probe nsdgtw reconhece automaticamente os alarmes correspondentes no Infrastructure Manager.

No ServiceAide Cloud Service Management, todos os atributos de alarme são exibidos nos campos Descrição do sintoma e Detalhes do sintoma do incidente. Para exibir os detalhes de um incidente, clique duas vezes nele.

Instalação e configuração inicial do probe nsdgtw

Esta seção descreve como implantar o probe nsdgtw e instalar o ServiceAide Cloud Service Management.

Instalação do probe nsdgtw

Siga estas etapas:

  1. Abra o Infrastructure Manager e selecione Arquivado.
  2. Selecione o probe nsdgtw localmente ou do arquivo da internet e solte-o no arquivo do Infrastructure Manager.
  3. Arraste o probe e solte-o no robô onde você deseja implantar o probe.
  4. Depois que o probe for implantado no robô, clique na categoria Gateway nesse robô. Você verá o probe implantado com uma marca verde próxima a ele. A marca verde indica que o probe está em execução.

Em seguida, crie o usuário do Nimsoft no Infrastructure Manager. Consulte Criar um usuário do Nimsoft para obter mais detalhes.

Criar um usuário do Nimsoft

O nsdgtw requer um usuário do Nimsoft para suas operações. Esse usuário do Nimsoft é usado somente para atribuir os alarmes gerados no Infrastructure Manager.

Siga estas etapas:

  1. Inicie o Infrastructure Manager.
  2. No Infrastructure Manager, clique em Segurança, Administração de usuário.
  3. Clique com o botão direito do mouse na tela Administração de usuário e selecione Novo usuário. A caixa de diálogo Novo usuário é exibida.
  4. Especifique a ID de logon para o novo usuário no campo Usuário.
  5. Clique no botão Definir senha.
  6. Digite a senha, digite-a novamente e clique em OK.
  7. Todos os outros campos são opcionais. Clique em OK para criar o usuário especificado.

Anote essa ID de usuário e senha para referência.

Configurar o gerenciamento offline

Quando o servidor do ServiceAide Cloud Service Management está inoperante, o probe nsdgtw é interrompido. Nessas circunstâncias, você pode usar o recurso de gerenciamento offline para gerenciar os alarmes que o probe atribuiu.

Quando o servidor do ServiceAide Cloud Service Management retoma a operação, o probe nsdgtw é reiniciado. Se o gerenciamento offline estiver ativado, o probe pode identificar os alarmes atribuídos ao usuário Nimsoft no NAS durante o tempo de inatividade. O probe compara a lista de alarmes com a lista no arquivo de configuração. O probe cria incidentes para essas IDs de alarme que não estão disponíveis no arquivo de configuração. Os incidentes são exibidos no portlet Meus tickets, como atribuído a partir do probe nsdgtw.

Siga estas etapas:

  1. Mantenha pressionada a tecla Shift e clique com botão direito no probe nsdgtw no Infrastructure Manager.
  2. No menu pop-up resultante, selecione Configuração de dados brutos.
    Importante Tenha cuidado ao utilizar a ferramenta Configuração de dados brutos. Ela é semelhante ao editor de registro do Microsoft Windows e não faz verificação de erros. Certifique-se de que as alterações feitas sejam válidas, antes de continuar.
  3. Selecione a pasta de instalação.
  4. Selecione a chave disable_offline_managment e clique em Editar chave.
    Para desativar o gerenciamento offline, defina a chave para o valor 1.
    Para ativar o gerenciamento offline, defina a chave para o valor 0.
    Observação: por padrão, a chave é definida como 1.
  5. Clique em OK.

Depois de definir as configurações, reinicie o probe nsdgtw para efetuar as alterações.

Criar a conta de serviços web

O ServiceAide Cloud Service Management interage com o portlet Meus tickets usando uma conta de serviço web. Essa conta permite as interações entre o Nimsoft Alarm Server, ServiceAide Cloud Service Management e o portlet Meus tickets. Essa conta permite que o Nimsoft Alarm Server (NAS) crie tickets de incidente no ServiceAide Cloud Service Management. A conta também permite a criação e a modificação de tais incidentes por meio do portlet Meus tickets.

Você pode usar a conta de serviços web padrão que é criada automaticamente no ServiceAide Cloud Service Management.

Você pode criar uma conta de serviços web no ServiceAide Cloud Service Management se não desejar usar a conta de serviços web padrão.

Siga estas etapas:

  1. Vá para GERENCIAR, Administração, Ferramentas, Usuários.
  2. Crie uma conta de usuário com o tipo de licença de serviços web. Para obter mais informações sobre a criação de usuários, consulte Gerenciar usuários.

Modificar os campos personalizados no modelo de ticket de incidente

Você pode usar a conta de serviço web para modificar os campos personalizados nos modelos de ticket de incidente. O ServiceAide Cloud Service Management adiciona dados de alarme como campos personalizados nos modelos de ticket de incidente, por padrão. Você pode exibir esses dados ao exibir um ticket de incidente.

Se você não deseja usar os dados padrão, você pode configurar seus próprios campos personalizados. Crie atributos que correspondem a dados de alarme e adicione-os como campos personalizados no modelo de ticket de incidente.

Não é possível excluir um atributo depois de configurá-lo e usá-lo em um modelo.

Para saber como criar atributos, consulte Criar e gerenciar atributos. Certifique-se de que os nomes dos atributos correspondem aos campos nos dados de alarme.

Para saber como criar um modelo de campo personalizado, consulte Criar e gerenciar modelos de campo personalizado.

Para saber como modificar modelos de ticket, consulte Criar e gerenciar itens de catálogo.

Configuração do probe nsdgtw

Esta seção descreve como configurar o probe nsdgtw.

Configuração básica

Para configurar o probe nsdgtw, clique duas vezes na entrada nsdgtw no Infrastructure Manager. A interface de configuração do gateway é iniciada.

Após a configuração ser concluída, clique no botão Aplicar.

A interface de configuração nsdgtw tem os seguintes campos:

Nome do campoDescrição
Nível do logDefina o nível aceitável mínimo de detalhes a serem gravados no arquivo de log. Registre em log o menos possível durante a operação normal para minimizar o consumo do disco. Você pode aumentar a quantidade de detalhes ao depurar e posteriormente redefini-la a um nível mínimo.
Endereço do NAS

Especifique o endereço do NAS (Nimsoft Alarm Server) local neste formato:

 /<Domínio>/<Hub>/<Robô>/nas

Observação: o endereço NAS diferencia maiúsculas de minúsculas.

URL do servidor

O URL do serviço web para o servidor do ServiceAide Cloud Service Management.

Para obter uma lista de todos os URLs, consulte URLs de integração com o Nimsoft Monitor.

Nome de usuário/SenhaAs credenciais para a conta de usuário de serviços web definida no ServiceAide Cloud Service Management.
Botão de testeTeste o acesso de rede entre o probe nsdgtw e o ServiceAide Cloud Service Management. Quando você clicar no botão Teste, o gateway tenta efetuar logon no servidor do ServiceAide Cloud Service Management. Se a tentativa for bem-sucedida, o indicador ficará verde. Caso contrário, o indicador ficará vermelho.
Usuário atribuídoEspecifique o usuário atribuído (usuário do Nimsoft) criado no NAS. Consulte Criar um usuário do Nimsoft para obter mais detalhes.
Nome do solicitanteEspecifique o nome do solicitante. Esse é um nome de usuário do ServiceAide Cloud Service Management.
Organização do solicitanteEspecifique o nome da organização do solicitante.
Intervalo entre verificaçõesEspecifique o intervalo entre as verificações de incidentes fechados no ServiceAide Cloud Service Management. Quando o operador no ServiceAide Cloud Service Management fecha um incidente, o probe nsdgtw limpa o alarme correspondente.
Botão Verificar agoraVerifique se há incidentes fechados no ServiceAide Cloud Service Management, em tempo real.
Fuso horárioEspecifique o código de fuso horário (como GMT, IST e PST). O probe pode ser configurado para usar um fuso horário diferente do fuso horário do servidor. Use esse campo para garantir que os fusos horários do probe nsdgtw e do servidor sejam sincronizados.

Observação: o fuso horário padrão é GMT.

Campo personalizado de ID de incidenteInsira o campo personalizado (personalizado1... personalizado5) no qual a ID do incidente gerada no servidor é exibida.
Atribuição automática de alarmesEssa opção ativa o botão Filtros de alarme.
Botão Editar gravidade do alarme

Edite a gravidade dos alarmes. O nível de gravidade selecionado será mapeado com o campo Gravidade do ServiceAide Cloud Service Management.

Observação: por padrão, a gravidade de alarme equivalente é selecionada.

Botão Mapeamento de campos

Mapeie os campos personalizados do ServiceAide Cloud Service Management com campos de alarme do Nimsoft. Para editar um mapeamento existente:

  1. Clique duas vezes no registro existente.
  2. Selecione os novos campos personalizados para mapeamento.
  3. Clique no botão Atualizar.

Observação: o seletor Campos de alarmes é desativado durante a edição.

Para excluir um mapeamento existente, selecione o registro desejado e clique no botão Remover.

 Botão Filtros de alarmeSelecione os critérios de filtro para a criação de incidentes no ServiceAide Cloud Service Management automaticamente a partir dos alarmes. Esse campo é ativado somente quando Atribuir alarme automaticamente for selecionado. 

Atribuir valores a campos personalizados

Para atribuir valores a campos personalizados no Infrastructure Manager:

  1. Com o botão direito do mouse no alarme desejado.
  2. Selecione a opção Selecionar campo personalizado no pop-up.
  3. Aponte para Selecionar campo personalizado. Cinco campos personalizados são exibidos.
  4. Selecione o campo ao qual você deseja atribuir o valor. A caixa de diálogo Definir valor do campo personalizado é exibida.
  5. Digite um valor e clique em OK.

 

© 2017 ServiceAide 1-650-206-8988 http://www.serviceaide.com info@serviceaide.com