The following macros are not currently supported in the header:
  • style

Criar e gerenciar fluxos de tarefas

Este artigo contém os seguintes tópicos:

Os tickets de tarefa são sempre criados do serviço, incidente, problema ou tickets de mudança pai. Um ticket de tarefa indica uma unidade independente de trabalho para uma determinada atividade maior. A tarefa é considerada o ponto final na divisão do projeto. Não é possível criar um ticket de tarefa como filho de outro ticket de tarefa. A Ordem de classificação de um fluxo de tarefas controla a ordem na qual os tickets de tarefa são criados no fluxo de tarefas. A conclusão bem-sucedida de uma tarefa inicia a criação da próxima tarefa do fluxo de tarefas. É possível configurar um fluxo de tarefas usando modelos e grupos de tarefas. Todos os tickets de tarefa em um grupo de tarefas são criados ao mesmo tempo. Ao concluir a última tarefa do grupo de tarefas, a próxima tarefa ou o próximo grupo de tarefas é acionado.

A função Ação mediante êxito e Ação mediante falha permite definir a ação a ser tomada quando uma tarefa é concluída. A Ação mediante êxito ou a Ação mediante falha identificada é aplicada ao ticket pai como serviço e incidente. Por exemplo, é possível especificar Ação mediante êxito como Enviar ticket para aprovação de um ticket de tarefa que está relacionado a um ticket de mudança. Após a conclusão bem-sucedida do ticket de tarefa, o ticket de mudança pai é enviado para aprovação. Da mesma forma, é possível especificar uma Ação mediante falha para o ticket de tarefa como Atribuir ao gerente de mudanças. Uma falha na conclusão do ticket de tarefa faz com que o ticket pai seja atribuído ao gerenciador de mudanças.

Considerações

Considere as seguintes tarefas para fluxos de tarefas:

  • É possível relacionar um fluxo de tarefas para apenas um tipo de ticket.
  • É possível configurar o fluxo de tarefas usando modelos de tarefa individuais e modelos do grupo de tarefas.
  • A sequência de tarefas e grupos de tarefas em um fluxo de trabalho define a sequência de criação dos tickets de tarefa.
  • Os tickets para todas as tarefas em um grupo de tarefas são criados juntos.
  • É possível definir a ação do fluxo de trabalho para a Ação mediante êxito e Ação mediante falha para aplicar no ticket pai. 
  • A pesquisa Lista de ações exibe as ações de fluxo de trabalho que estão disponíveis para o tipo de ticket ao qual o ticket pai está relacionado. Por exemplo, se o ticket pai for uma solicitação de serviço, as ações de fluxo de trabalho relacionadas à solicitação de serviço estarão disponíveis.
  • A ação do fluxo de trabalho é aplicada ao ticket pai e depende do êxito ou falha do modelo de tarefa. Por exemplo, considere um fluxo de tarefa que é aplicado a um ticket de mudança para a implementação de algumas atualizações de hardware. O êxito da tarefa final de fluxo de tarefas move o ticket pai para a próxima fase. A falha na conclusão da tarefa altera o status do ticket para Em espera.
    Observação: o administrador define uma ação do fluxo de trabalho com o código do motivo como Rejeitado ou Negado. Um fluxo de tarefas é considerado como bem-sucedido quando todos os tickets de tarefa têm o Status = Fechado e o Código do motivo = Concluído.

Pré-requisitos

Verifique os seguintes pré-requisitos:

  • Os modelos de tarefa estão disponíveis para tickets de tarefa adicionarem tarefas existentes.
  • Os grupos de tarefas estão disponíveis para incluir um conjunto de tarefas como parte do fluxo de tarefas.
  • As ações de fluxo de trabalho estão disponíveis para seleção nas opções Ação mediante êxito e Ação mediante falha.
  • Os contatos, grupos de suporte e funções estão disponíveis para atribuir a permissão da tarefa.

Criar fluxos de tarefas

Siga estas etapas:

  1. Criar grupo de tarefas: vá para GERENCIAR, ADMINISTRAÇÃO, Ferramentas, Fluxos de tarefas e clique em Criar.
  2. Preencha as informações obrigatórias e clique em Aplicar mudanças.
    Observação: é possível relacionar um fluxo de tarefa para apenas um tipo de ticket.
  3. Adicionar tarefas e grupos de tarefas: para adicionar tarefas e grupos de tarefas ao fluxo de tarefas, use a guia Tarefa/grupo de tarefas relacionadas. É possível selecionar modelos e grupos de tarefas existentes.
    Observação: a ação selecionada nos campos Ação mediante êxito e Ação mediante falha determina a ação do fluxo de trabalho a ser aplicada no ticket pai.  
  4. Definir permissões: para definir as permissões para o fluxo de tarefas, use a guia Permissões.
  5. Clique em Aplicar mudanças.

Observação: o aplicativo exibe uma mensagem de aviso quando você exclui um modelo de tarefa que é usado por um grupo de tarefas ou fluxo de tarefas.


© 2017 ServiceAide 1-650-206-8988 http://www.serviceaide.com info@serviceaide.com